v. 12 n. 2 (2024): Dossiê Gêneros e sexualidades: práticas e pesquisas desobedientes e libertárias na educação em ciências e na educação matemática

Abordar e construir práticas relacionadas com as diversidades sexuais e de gênero nos contextos educativos implica desobediências, resistências e luta por liberdade. Nos últimos anos, intensificaram-se os discursos de perseguição e censura a essas pautas nas escolas, ao mesmo tempo que as violências contra as mulheres, LGBTIAPNB e outros grupos minorizados socialmente também se avolumaram. Tais discursos interseccionam-se com outros fenômenos atuais como o negacionismo científico, a desvalorização da ciência, a pós-verdade, o fomento à disseminação de fake news e de conspirações pseudocientíficas, ou seja, as práticas que conformam ataques às conquistas das classes menos favorecidas e aos meios que elas possuem para denunciar as desigualdades e violências vivenciadas. Nesse sentido, pautas em discursos conservadores e neoliberais se articulam para esvaziar a educação de seus sentidos de justiça social e de seu compromisso com a verdade.

Neste dossiê, propomos esperançar e apontar caminhos e possibilidades construídas em diversos cenários para (d)enunciar, compreender, questionar, superar e transformar as investidas necrófilas na educação, como, também, para enunciar as estratégias e produções que pluralizam práticas libertárias, inventivas e desobedientes das convenções, padronizações e da lógica fascistóide do poder. 

Propomos essa discussão em Educação em/nas Ciências e na Educação Matemática, por serem esses campos sobre os quais se colocam as expectativas de que as aprendizagens construídas pelas/os sujeitos contribuam para a formação cidadã e política, mas, concomitantemente, por serem essas as frentes mais afetadas pelas recentes políticas educativas.

Assim, este dossiê busca reunir trabalhos que se propõem transgredir as fronteiras sexuais, raciais, de gênero e de classe em diferentes níveis e modalidades da Educação das/nas Ciências e na Educação Matemática, sob variados enfoques teóricos e metodológicos. São bem-vindas contribuições ao dossiê relacionadas com as seguintes temáticas:

  • Gênero(s) e Educação em Ciências e Educação Matemática;
  • Sexualidade(s) e diversidade sexual e de Gênero na Educação em Ciências e Educação Matemática;
  • Feminismos e Educação em Ciências e Educação Matemática;
  • Educação antirracista e educação das relações etnicorraciais e a Educação em Ciências e Educação Matemática;
  • Decolonialidade na Educação em Ciências e na Educação Matemática.

 

Publicado: 20-01-2025

Expediente

  • Expediente

    Joanalira Corpes Magalhães
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18600

Dossiê: Gêneros e sexualidades: práticas e pesquisa desobediente e libertárias

  • APRESENTAÇÃO

    Sandro Prado Santos, Bettina Heerdt, Fabiana Aparecida de Carvalho, Yonier Alexander Orozco Marin
    5-8
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18687
  • ENTREVISTA MULHERES NAS CIÊNCIAS, MATEMÁTICAS E ENSINOS – CONHECIMENTOS SITUADOS E TRAJETÓRIAS INSPIRADAS PELOS ESTUDOS DE GÊNERO

    Sandro Prado Santos, Fabiana Aparecida de Carvalho, Bettina Heerdt, Yonier Alexander Orozco Marin
    9-53
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18704
  • ENTRE RECEIOS E ESTRATÉGIAS ENTENDIMENTOS DE GÊNERO NA ESCOLA

    Liandra Ramos Silveira, Fabiane Ferreira da Silva, Cristiane Barbosa Soares
    54-76
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18147
  • POSSIBILIDADES DE DEBATES SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS RELACIONADAS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM FÍSICA

    Ramon Santos Mariano, Leandro Antônio de Andrade, Meryene Carvalho Teixeira
    77-98
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16716
  • SAÚDE MENSTRUAL COMO TEMA GERADOR CONTRIBUIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO MENSTRUAL COMO ESTRATÉGIA EMANCIPATÓRIA

    Barbara Faria, Adalberto Inocencio
    99-123
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18158
  • BIOLOGIAS FEMINISTAS PARA UMA ESCOLA SEM MORDAÇA POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA DISCUTIR SEXO/GÊNERO NA EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA

    Bruno Tavares, Mariana Brasil Ramos, Fabiana Aparecida de Carvalho
    124-148
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17987
  • O TEMA HIV E AIDS (RE)PRODUZIDO EM FILMES INDICADOS NO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Youry Souza Marques, Joanalira Corpes Magalhães
    149-173
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18075
  • A EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO TRANSVERSALIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL

    Najara Nogari de Mello, Everton Ribeiro
    174-197
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16951
  • CONCEPCIONES SOBRE EDUCACIÓN AFECTIVO-SEXUAL EN ESTUDIANTES DE BÁSICA SEDUNDARIA EN UNA INSTITUCIÓN EDUCATIVA DEL SUR DE COLOMBIA

    Diever Trujillo, Angie Katherine Castrillón Rubiano, Maria Elvira Gordillo Ospina, Jonathan Andrés Mosquera
    198-219
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17410
  • TUDO EU NESSA CASA! IMPACTO DO TRABALHO RESIDENCIAL NA VIDA ACADÊMICA DE LICENCIANDAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    Ericka Taemy Christane, Viviane Terezinha Koga, Marcela Teixeira Godoy
    220-239
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17472
  • QUESTÕES DE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA FORMAÇÃO POLÍTICA DO(A) PROFESSOR(A) DE BIOLOGIA

    Yonier Alexander Orozco Marin
    240-265
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18146
  • O DISCURSO BIOLÓGICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SEUS ATRAVESSAMENTOS NA QUESTÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE

    Hívina Machado, Caroline Oliveira, Monica Costa, Maria Clara
    266-288
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17846
  • ANÁLISE DOS POTENCIAIS DE UM JÚRI SIMULADO SOBRE GÊNERO E CORPOS FEMININOS NO ESPORTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    Vitória Quixadá Agnis, Tatiana Galieta Nacimento
    289-316
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17933
  • JUVENTUDES E MASCULINIDADES GAYS REVISITANDO ALGUNS ESTUDOS

    Danimar Bonai, Rita Cristine Basso Soares Severo
    317-343
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17974
  • PERCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE MENINAS E MENINOS E O INTERESSE NA CARREIRA CIENTÍFICA: ELAS SE INTERESSAM MENOS POR CIÊNCIA?

    Thais Pereira Rosinha de Oliveira, Maria José Fontana Gebara
    344-368
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17993
  • PROGRAMA L’ORÉAL-UNESCO-ABC PARA MULHERES NA CIÊNCIA POTENCIALIDADES E LIMITES NA PERSPECTIVA DE LAUREADAS DA QUÍMICA

    Gabriela Ferreira, Camila Silveira
    369-393
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18015
  • FEMINISMO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS PRÁTICAS DOCENTES

    Maria Beatriz Coutinho, Jeane Rotta
    394-416
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18021
  • OS JOVENS CRIAM ASAS NO CHÃO DA ESCOLA SOCIOPOÉTICA E RESISTÊNCIAS DE ESTUDANTES GAYS EM CONTEXTOS ESCOLARES

    Weslley Da Silva Rodrigues, Shara Jane Holanda Costa Adad
    417-442
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18044
  • POBREZA MENSTRUAL E DESIGUALDADE DE GÊNERO O OLHAR DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS

    Taísi Corrêa da Silva Ledur, Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto, Carmem Regina Giongo
    443-466
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18050
  • A INVISIBILIDADE DA MÃE CIENTISTA ARTICULANDO GÊNERO, MATERNIDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS

    Michele Marta Moraes Castro, Tereza Fernandes
    467-487
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18115
  • ANÁLISE DA FOME, CIÊNCIA E CULTURA COMO ELEMENTOS IDENTITÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS/QUÍMICA

    Gustavo Augusto Assis Faustino, Itallo Junior Chaves dos Santos , Camilla Ferreira Alves, Keythy Ravena Batista Nascimento, Anna Maria Canavarro Benite
    488-512
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18089
  • INTEGRANDO A EPISTEMOLOGIA FEMINISTA DE SANDRA HARDING À IDENTIDADE CIENTÍFICA UMA ABORDAGEM TEÓRICA PARA O ENSINO DE FÍSICA E CIÊNCIAS

    Laís Gedoz, Matheus Monteiro Nascimento
    513-538
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18098
  • “EU ENSINO, MAS A SOCIEDADE NÃO ESTÁ PREPARADA” INVESTIGANDO A INTERSEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

    Marcus Altivo Avelar Ribeiro, Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba
    539-561
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18135
  • O SILÊNCIO COMO BASE A SEXUALIDADE E GÊNERO NO MATERIAL DIDÁTICO MATO-GROSSENSE

    Daniel Prim Janning, Fabiana Aparecida de Carvalho, Mariana Brasil Ramos
    562-582
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18143
  • DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS/OS

    Cássia Edmara Murback Maggioni, Fabiane Freire França
    583-603
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18145
  • DECOLONIZANDO A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PERSPECTIVAS FEMINISTAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Maíra Caroline Defendi Oliveira, Irlan Von Linsingen
    604-626
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18142
  • SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA VASECTOMIA NUMA PERSPECTIVA ANTIMACHISTA

    João Pedro Martins Sousa, LUCIANA APARECIDA SIQUEIRA SILVA
    627-644
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18156
  • ESTUDOS DE GÊNERO E SEXUALIDADES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL INDÍCIOS DA CONSOLIDAÇÃO DE UM CAMPO

    Glauber Carvalho da Silva, Agnaldo da Conceição Esquincalha
    645-665
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18161
  • GÊNERO E EDUCAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU MARCAS DO COLONIALISMO

    Francini Martins, Marcelo Silva
    666-681
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18163
  • A ESCREVIVÊNCIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONSTRUINDO UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM ENGAJADA COM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

    Brenda Iolanda Silva do Nascimento, Fernanda Antunes Gomes da Costa
    682-702
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18162
  • “È NATO DA MULHER, ENSINAR, CUIDAR” NARRATIVAS DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA SOBRE FEMINISMOS E VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NAS ESCOLAS

    Eugerbia, Raquel, Elaine
    703-729
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17136

Diversidade em Debate

  • EM PAUTA O ABORTO CONTROLE E REGULAÇÃO DOS CORPOS FEMININOS

    Carin Klein, Sheila Debastiani Ramos
    730-750
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18133
  • A EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL UM PASSO PARA FRENTE, DOIS PASSOS PARA TRÁS

    Bruna Diniz, Ana Carolina Biscalquini Talamoni, Eliane Maio
    751-775
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18159
  • EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE O SILÊNCIO SOBRE A SEXUALIDADE NA ESCOLA

    Laís Jaeger Pires, Tatiana Souza de Camargo
    776-790
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17519
  • EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O APOIO JURÍDICO DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA UM CAMINHO PARA (RE) PENSAR A UNIVERSIDADE E O PENSAMENTO JURÍDICO

    Julia Dambrós Marçal, Josiane Carine Wedig, Marlize Rubin-Oliveira
    791-811
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16799
  • MARCADORES SOCIOCULTURAIS, INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PREMISSAS DE UM CURRÍCULO CRÍTICO-LIBERTADOR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

    Luan Gonçalves Jucá, Daniel Teixeira Maldonado
    812-837
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16931
  • PERFORMATIVIDADE VIRIL UMA ABORDAGEM QUEER PARA OS ESTUDOS DE MASCULINIDADES

    Perycles Macêdo
    838-862
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17379
  • INTER-RELAÇÕES ENTRE A MULHER CIENTISTA E A EDUCAÇÃO CTS EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

    Alessandra Nilles Konzen, Rosemar Ayres dos Santos
    863-888
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17606
  • EXPLORANDO A HOMOFOBIA EM “O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN” UMA ANÁLISE QUEER SOB A LUZ DA REALIDADE BRASILEIRA

    Tomé Fernandes Caitano, Danielle Gonzaga de Brito , Agostinho Filho da Silva Lima, Noah Gabriel Dantas da Silva
    889-913
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17645
  • AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DE GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADE UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR), CAMPUS PARANAGUÁ

    Arlane Pereira
    914-937
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17736
  • DIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES TRANSGÊNEROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

    Mírian Abreu, Marina Guimarães, Denis Perdigão
    938-970
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17871
  • GÊNERO, SEXUALIDADE E CINEMA REPRESENTAÇÕES E PEDAGOGIAS DO HORROR NO CURTA-METRAGEM “JONAS BANHADO EM SANGUE” (2017), DO DIRETOR MATEUS BANDEIRA

    Lucas Bitencourt Fortes, Gisele Massola
    971-996
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17882
  • PEDAGOGIA DO NÃO LUGAR FICCIONANDO NARRATIVAS DE UM PROFESSOR NÃO BINÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Glau Marques Xavier Casanova
    997-1018
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17998
  • MULHER E PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL DESAFIOS PARA O INGRESSO E PERMANÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

    Maria Eduarda Azevedo da Silva , Meire Luci Silva, Nilson Rogério Silva
    1019-1049
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18055

Cotidiano da Escola

Espaços Educativos

  • DANÇA PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA UMA REVISÃO DE ESCOPO SOBRE PUBLICAÇÕES NO BRASIL

    Bruna Poliana Silva, Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
    1093-1107
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16173
  • “A NOSSA MARIA NÃO É BRINCADEIRA” MULHERES BRASILEIRAS, AS HEROÍNAS DOS SAMBAS-ENREDO DO CARNAVAL CARIOCA

    Regina Celia Rockenbach da Silva, Angela Dillmann Nunes Bicca Dillmann Nunes Bicca
    1108-1122
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17059
  • PREVENÇÃO DO ABUSO SEXUAL INFANTIL E O SEMÁFORO DO TOQUE

    Débora dos Santos Rodrigues, Suzi Mara Teixeira Bromberg, Maria Eduarda Fonseca Damasceno, Camila Daiane Silva
    1123-1137
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17074
  • CINECLUBE VEREDAS O CINEMA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DIÁLOGO

    Giovana Ribeiro Borges, Claudia Helena Gonçalves Moura
    1138-1158
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18005
  • A EVOLUÇÃO DA ABORDAGEM DA FEMINILIDADE E GÊNERO NAS CRIAÇÕES DA MATTEL UMA COMPARAÇÃO DOS FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE E O FILME “BARBIE” DE 2023

    Ana Laura Schliemann, Gabriela Martins de Jesus, Rayssa Barbosa de Siqueira
    1159-1179
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16619