CINECLUBE VEREDAS

O CINEMA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DIÁLOGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18005

Resumo

RESUMO

Este artigo aborda a experiência desenvolvida no Projeto “Cineclube Veredas: O cinema como espaço de formação e diálogo” do Curso de Psicologia de uma universidade privada mineira, que utilizou do cinema nacional como ferramenta de reflexão e debate sobre questões contemporâneas. O Projeto realizou exibições de filmes seguidas de debates em escolas, na universidade e na comunidade, além de eventos online. A metodologia consistiu na escolha da produção fílmica, exibições de filme seguida da participação de convidados e debate interativo. Os resultados indicam que o cinema contribui significativamente para a formação crítica dos participantes, promovendo a compreensão de questões como desigualdade de gênero, envelhecimento e direitos humanos, tornando esses debates acessíveis a diversas faixas etárias. O Projeto destacou a necessidade de integrar o cinema no processo educacional para estimular a reflexão crítica e a conscientização social, reforçando a importância do cinema como prática cultural e educativa.

PALAVRAS-CHAVE:  Cinema. Debate. Reflexão. Formação.

 

RESUMEN

Este artículo aborda la experiencia desarrollada en el Proyecto "Cineclube Veredas: El cine como espacio de formación y diálogo" del Curso de Psicología de una universidad privada de Minas Gerais, que utilizó el cine nacional como herramienta de reflexión y debate sobre cuestiones contemporáneas. El Proyecto realizó proyecciones de películas seguidas de debates en escuelas, la universidad y la comunidad, además de eventos en línea. La metodología consistió en la selección de películas, proyecciones seguidas de la participación de invitados y debates interactivos. Los resultados indican que el cine contribuye significativamente a la formación crítica de los participantes, promoviendo la comprensión de temas como desigualdad de género, envejecimiento y derechos humanos, haciendo estos debates accesibles para diversas edades. El Proyecto destacó la necesidad de integrar el cine en el proceso educativo para estimular la reflexión crítica y la conciencia social, subrayando la importancia del cine como práctica cultural y educativa.

PALABRAS-CLAVE: Cine. Debate. Reflexión. Formación.

 

ABSTRACT

This article addresses the experience developed in the "Cineclube Veredas: Cinema as a space for education and dialogue" Project, part of the Psychology Course at a private university in Minas Gerais, which utilized national cinema as a tool for reflection and debate on contemporary issues. The Project organized film screenings followed by debates in schools, at the university, and within the community, in addition to online events. The methodology consisted of selecting the film production, screening the films, followed by guest participation and interactive debate. The results indicate that cinema significantly contributes to the critical development of participants, promoting an understanding of issues such as gender inequality, aging, and human rights, making these debates accessible to various age groups. The Project highlighted the need to integrate cinema into the educational process to stimulate critical reflection and social awareness, reinforcing the importance of cinema as a cultural and educational practice.

KEYWORDS: Cinema. Debate. Reflection. Development.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Ribeiro Borges, Universidade Professor Edson Antônio Velano - Unifenas

Discente do Curso de Psicologia da Universidade Professor Edson Antônio Velano, Campus Alfenas. Bolsista do Projeto de Extensão “Cineclube Veredas: O cinema como espaço de formação e diálogo”, financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária - PIBEX no período de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023.

Claudia Helena Gonçalves Moura, Universidade Professor Edson Antônio Velano - Unifenas

Docente do Curso de Psicologia da Universidade Professor Edson Antônio Velano, campus Alfenas. Pós-doutora e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Orientadora do Projeto de Extensão “Cineclube Veredas: O cinema como espaço de formação e diálogo”.

Downloads

Publicado

20-01-2025

Como Citar

Ribeiro Borges, G., & Helena Gonçalves Moura, C. (2025). CINECLUBE VEREDAS: O CINEMA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DIÁLOGO. Diversidade E Educação, 12(2), 1138–1158. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18005