“È NATO DA MULHER, ENSINAR, CUIDAR”
NARRATIVAS DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA SOBRE FEMINISMOS E VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17136Resumo
Este trabalho constitui um recorte de uma pesquisa mais abrangente, que foi produzida no programa de Pós-Graduação em Educação, com o objetivo de analisar narrativas de docentes de Ciências e Matemática sobre feminismos e violências de gênero, considerando os limites e as possibilidades para abordagens socioculturais. Como metodologia para produção dos dados, utilizamos questionários e entrevistas narrativas realizadas com professores/as de Ciências e Matemática da Educação Básica da rede pública de ensino de um município localizado no Cariri Cearense. Para os procedimentos analíticos, adotamos a perspectiva da investigação narrativa. Os resultados apontaram que, muitos/as professores/as têm pouco domínio, e sentem-se inseguros/as ao discutir sobre esse tema, devido a carência formativa, que aliada aos machismos e misoginias sustentadas pelo patriarcado, constituem os principais empecilhos que limitam essa temática na região. Por outro lado, sinalizaram um cenário favorável que possibilita abordar as violências de gênero e feminismos de forma inter/transdisciplinar em sala de aula. Assim, destacamos as escolas como espaços potentes para discussão acerca de gênero e feminismos, visando desconstruir machismos e violências nos espaços socioeducacionais.
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