“È NATO DA MULHER, ENSINAR, CUIDAR”

NARRATIVAS DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA SOBRE FEMINISMOS E VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NAS ESCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17136

Resumo

Este trabalho constitui um recorte de uma pesquisa mais abrangente, que foi produzida no programa de Pós-Graduação em Educação, com o objetivo de analisar narrativas de docentes de Ciências e Matemática sobre feminismos e violências de gênero, considerando os limites e as possibilidades para abordagens socioculturais. Como metodologia para produção dos dados, utilizamos questionários e entrevistas narrativas realizadas com professores/as de Ciências e Matemática da Educação Básica da rede pública de ensino de um município localizado no Cariri Cearense. Para os procedimentos analíticos, adotamos a perspectiva da investigação narrativa. Os resultados apontaram que, muitos/as professores/as têm pouco domínio, e sentem-se inseguros/as ao discutir sobre esse tema, devido a carência formativa, que aliada aos machismos e misoginias sustentadas pelo patriarcado, constituem os principais empecilhos que limitam essa temática na região. Por outro lado, sinalizaram um cenário favorável que possibilita abordar as violências de gênero e feminismos de forma inter/transdisciplinar em sala de aula. Assim, destacamos as escolas como espaços potentes para discussão acerca de gênero e feminismos, visando desconstruir machismos e violências nos espaços socioeducacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eugerbia, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da Educação B´ásica no município de Brejo, Estado Ceará.Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências (PEmCiE). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1459-2428. Email. eugerbiarochabs@gmail.com.

Raquel, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação em Ciências, professora associada do Instituto de Educação da FURG, atuando no PPG em Educação e no PPG em Educação em Ciências, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências (PEmCiE).  Orcid - https://orcid.org/0000-0003-0205-7783.Email- raquelquadrado@hotmail.com.

Elaine, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri/IFE/UFCA, Professora Permanente do PPGECIMA/UFS. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).Orcid- https://orcid.org/0000-0003-3931-0025. Email-elaine.souza@ufca.edu.br.

Downloads

Publicado

20-01-2025

Como Citar

PAULA DA ROCHA, E., Pereira Quadrado, R., & de Jesus Souza, E. (2025). “È NATO DA MULHER, ENSINAR, CUIDAR”: NARRATIVAS DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA SOBRE FEMINISMOS E VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NAS ESCOLAS. Diversidade E Educação, 12(2), 703–729. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17136