O DISCURSO BIOLÓGICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SEUS ATRAVESSAMENTOS NA QUESTÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17846Resumo
Este artigo tem como foco os discursos do currículo de Ciências, na Base Nacional Comum Curricular, sobre gênero e sexualidade. As análises problematizam de que maneira a Base constrói significados de gênero e sexualidade, no ensino de Ciências e tem como objetivos específicos: mapear as ideias de gênero e sexualidade nos anos finais do ensino fundamental, no currículo de Ciências, como também identificar os desdobramentos das ideias de gênero e sexualidade do conteúdo de ciências. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, o trabalho contou com a Análise Textual Discursiva, na qual buscou as diferentes compreensões do material analisado. Como resultados foi possível perceber a exclusão do termo “gênero”, de um lado; de outro, a sexualidade aparece intimamente relacionada ao sexo. Observou-se padrões de ideologias oriundos da colonização, como os preconceitos e o apego a uma organização social, a partir dos aspectos biológicos.
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