SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA VASECTOMIA NUMA PERSPECTIVA ANTIMACHISTA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18156Resumo
Perante a onda de conservadorismo que atravessa país, o ensino de Biologia tende a se tornar técnico e pouco voltado às dimensões de gênero e sexualidade. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre vasectomia em uma perspectiva antimachista, voltada para cursos de formação de professores/as, para o ensino de métodos contraceptivos, de forma que não atrele unicamente às mulheres a responsabilidade de prevenção de gravidez. A elaboração da SEI, que foi validada entre estudantes do último período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, é assentada na ideia de que a compreensão das dimensões de gênero e sexualidade no referido curso promove o ensino de forma respeitosa, comprometendo-se com um ensino de Biologia que promova a educação para a sexualidade, permitindo discussões sobre o enfrentamento ao sexismo, considerando-se as diversas formas de se produzir corpos de se vivenciar o prazer.
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