SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA VASECTOMIA NUMA PERSPECTIVA ANTIMACHISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18156

Resumo

Perante a onda de conservadorismo que atravessa país, o ensino de Biologia tende a se tornar técnico e pouco voltado às dimensões de gênero e sexualidade. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre vasectomia em uma perspectiva antimachista, voltada para cursos de formação de professores/as, para o ensino de métodos contraceptivos, de forma que não atrele unicamente às mulheres a responsabilidade de prevenção de gravidez. A elaboração da SEI, que foi validada entre estudantes do último período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, é assentada na ideia de que a compreensão das dimensões de gênero e sexualidade no referido curso promove o ensino de forma respeitosa, comprometendo-se com um ensino de Biologia que promova a educação para a sexualidade, permitindo discussões sobre o enfrentamento ao sexismo, considerando-se as diversas formas de se produzir corpos de se vivenciar o prazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Martins Sousa, Instituto

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, onde realizou atividades de estágio nos Laboratórios de Fitopatologia e de Botânica. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBITI) e residente no Programa Residência Pedagógica, subrpojeto Biologia. Atualmente é professor de Educação Básica no Colégio Montessori em Cristalina-GO.

LUCIANA APARECIDA SIQUEIRA SILVA, Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Doutoranda em Educação (Educação em Ciências e Matemática), pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo, Sexualidade e Educação (GPECS). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/2001), especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG/2011) e mestra em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG/2003). Atualmente sou docente do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí. Fui coordenadora de área do subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/Capes) e membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IF Goiano. Participei do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência/Capes) do IF Goiano, no período de 2014-2016. Tenho experiência na área de Educação com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências/biologia e biologia geral.

Downloads

Publicado

20-01-2025

Como Citar

Martins Sousa, J. P., & SIQUEIRA SILVA, L. A. (2025). SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA VASECTOMIA NUMA PERSPECTIVA ANTIMACHISTA. Diversidade E Educação, 12(2), 627–644. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18156