EXPLORANDO A HOMOFOBIA EM “O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN”

UMA ANÁLISE QUEER SOB A LUZ DA REALIDADE BRASILEIRA

Autores

  • Tomé Fernandes Caitano Instituto Federal do Amazonas- IFAM
  • Danielle Gonzaga de Brito Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Agostinho Filho da Silva Lima Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Noah Gabriel Dantas da Silva Instituto Federal do Amazonas- IFAM

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17645

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma análise crítica, verticalizada pela Teoria Queer, sobre a representação da homofobia na obra “O segredo de Brokeback Mountain”, contrastando a problemática presente no conto com a atual situação dos homossexuais no Brasil. A metodologia desta é de cunho bibliográfico analítico e consiste fazer um breve levantamento histórico sobre a homossexualidade, em seguida, extrair trechos da obra citada, nos quais são demonstrados os impactos causados pelo preconceito na vida dos personagens e analisá-los pelo viés da Teoria Queer. A pesquisa baseou-se no livro “Notícias de Homofobia no Brasil”, e dados do Grupo Gay da Bahia (GGB), a mais antiga organização não governamental no Brasil, voltada para a defesa dos direitos LGBTQIA+. Em suma, este estudo nos revela que obras literárias que tratam destas temáticas podem e devem ser utilizadas como instrumento de denúncia ao preconceito, pois, leva os leitores a refletirem sobre determinadas problemáticas sociais.

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Biografia do Autor

Tomé Fernandes Caitano, Instituto Federal do Amazonas- IFAM

Graduado em Letras: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM. Possui pós-graduação (especialização) na área de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino- IBRA. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Atua como Professor Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas- IFAM.

Danielle Gonzaga de Brito , Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Graduada em Letras Língua Inglesa e Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS. Professora no curso de Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM- Campus Vale do Rio Madeira.

Agostinho Filho da Silva Lima, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Mestrando em Letras - do PPGL-UFAM (2022), na área de Teoria e Análise Linguística. Graduado em Letras: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA (2016-2021).

Noah Gabriel Dantas da Silva , Instituto Federal do Amazonas- IFAM

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Acre (2017) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Acre(2023). Atualmente é professor do Instituto Federal do Amazonas - Campus Eirunepé. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática

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Publicado

20-01-2025

Como Citar

Fernandes Caitano, T., Gonzaga de Brito , D., Filho da Silva Lima, A., & Gabriel Dantas da Silva , N. (2025). EXPLORANDO A HOMOFOBIA EM “O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN”: UMA ANÁLISE QUEER SOB A LUZ DA REALIDADE BRASILEIRA . Diversidade E Educação, 12(2), 889–913. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17645