EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O APOIO JURÍDICO DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
UM CAMINHO PARA (RE) PENSAR A UNIVERSIDADE E O PENSAMENTO JURÍDICO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16799Resumo
O objetivo deste artigo é analisar de que forma a extensão universitária pode contribuir com apoio jurídico às mulheres vítimas de violência. A partir da perspectiva decolonial, aborda-se o modo em que a colonialidade/modernidade conferiu a sedimentação da ideia de que o conhecimento científico verdadeiro é aquele desenvolvido nas universidades ocidentalizadas. Posteriormente, estuda-se o processo de criação da universidade e extensão universitária na América Latina, alicerçado no colonialismo e colonialidade e, então, discute-se a necessidade da descolonização das universidades, avaliando a experiência da extensão universitária do Centro Universitário de Pato Branco na Delegacia da Mulher de Pato Branco. Quanto à metodologia, utilizou-se a análise documental. O estudo indica que a extensão universitária atua dentro do lócus fraturado, isto é, em uma dimensão que o Estado não opera de maneira satisfatória e faz um tensionamento ao modelo hegemônico da produção do conhecimento, saindo da perspectiva da uni-versidade para a pluri-versidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.