ANÁLISE DA FOME, CIÊNCIA E CULTURA COMO ELEMENTOS IDENTITÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS/QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18089Resumo
O presente estudo busca abordar a relação entre a fome, a desigualdade social e os marcadores identitários no contexto educacional e científico. O objetivo deste trabalho foi analisar, conhecer e caracterizar o processo formativo dos/as pós-graduandos/as no contexto da disciplina de Pós-Graduação de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). O trabalho, caracterizado como pesquisa participante, coligiu dados empíricos por registro fílmico, que foram analisados conforme elementos de uma Análise de Conteúdo. Os resultados permitiram reconhecer que há uma necessidade de instrumentalizar e/ou formar professores/as de Ciências a partir de uma perspectiva antirracista e plural, que valorize múltiplos saberes e promova uma educação crítica. Além disso, nossos resultados apresentam à importância da discussão na formação docente as interseções entre Ciência, cultura e escassez alimentar, pois são fundamentais para construir práticas educativas que enfrentam desigualdades, bem como o apagamento das diversidades de conhecimentos culturais ocasionados pela obstaculização da Ciência.
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