A EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL

UM PASSO PARA FRENTE, DOIS PASSOS PARA TRÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18159

Resumo

Este ensaio apresenta a evolução da Educação Sexual (ES) no Brasil, com ênfase no século XX e início do XXI. Iniciativas pioneiras surgiram com médicos e educadores, que trataram a ES como tema científico e pedagógico. Nos anos 1930, a divulgação cresceu com apoio da mídia e uma abordagem médica. Décadas depois, projetos como "Escola sem Homofobia" (2009) e programas de prevenção de IST/AIDS integrados ao currículo escolar promoveram uma educação inclusiva, respeitosa à diversidade sexual. No entanto, o conservadorismo e reações adversas, como a polêmica do "Kit Gay", frequentemente interromperam esses avanços. O artigo analisa a história da ES no Brasil, refletindo criticamente sobre as práticas educacionais e reforçando a importância de uma educação que valorize a diversidade e promova igualdade de gênero.

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Biografia do Autor

Bruna Diniz, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Educação para a Ciência (Unesp/Bauru), Mestra em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM) e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Durante o mestrado, realizou Mobilidade Acadêmica para a Espanha (2015), na Universidade de Alcalá de Henares (Guadalajara), período em que desenvolveu um projeto de pesquisa, investigando a concepção de professores de Biologia e da Educação Primária sobre sua formação em Educação Sexual. Trabalhou como professora da Educação Básica na Secretaria de Educação do Estado do Paraná/SEED (2016 - 2017 - 2022 - 2023) e atuou como professora substituta no Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) (2021 - 2022). Atualmente é professora colaboradora no Curso de Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Norte do do Paraná (Campus Luiz Meneghel). Interesse e linhas de pesquisa: Educação Sexual; Ensino de Ciências e Biologia; Metodologia e Prática do Ensino de Ciências e Biologia; Formação de Professores; Gênero; Sexualidade.

Ana Carolina Biscalquini Talamoni, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"

Psicóloga e Pedagoga. Pós doutora em Ensino de Ciências. Mestrado e doutorado em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da UNESP Bauru, área de concentração: Ensino de Ciências. Nas pesquisas realizadas, busca fazer a interface entre a Psicologia, a Pedagogia e o Ensino de Biologia. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Biologia e Educação (GEPIBE). Vice coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalização cadastrado no CNPq. Autora dos livros No anfiteatro de Anatomia: a morte e o cadáver (Cultura Acadêmica, 2012) e Os nervos e ossos do oficio: uma analise etnológica da aula de anatomia (Editora Unesp, 2015). Professora Assistente Doutora do Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista, UNESP, São Vicente. Docente credenciada no PPG em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru (CAPES 6). Mãe do Iago e da Nicole.

Eliane Maio, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1984), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2002), Doutorado em Educação Escolar - UNESP/Araraquara (2008), Pós-doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara, com a temática da Trajetória da Educação Sexual no Brasil. É professora da Universidade Estadual de Maringá, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE), Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, aprendizagem, sexualidade, gênero, diversidade sexual e educação em sexualidade. Realizou um estágio na Universidade de Alcalá, em Guadalajara - Espanha, como bolsista da Fundación Carolina, com um projeto sobre Formação Docente e Gênero. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação - PPE, UEM. É Coordenadora do GT23: Gênero, Sexualidade e Educação, da ANPEd (2024-2026). É líder do grupo de pesquisa CNPq, intitulado Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual - NUDISEX. Autora dos livros: 1) O NOME DA COISA, fruto da tese de Doutorado, 2) VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA: contributos para a formação docente. 3) GÊNERO, DIREITOS E DIVERSIDADE SEXUAL: trajetórias escolares (Org.); 4) OBSERVATÓRIO DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO: entre políticas públicas e práticas pedagógicas (Org.), 5) Educação, saúde, gênero e sexualidade: diálogos possíveis (Org.), 6) Educação, gênero e feminismos: resistências bordadas com fios de luta (Org.). 7. Gênero e Sexualidade; interfaces educativas (Org.) 8) Gênero, sexualidades e diferenças: categorias de análises, (des)territórios de disputas e 9) Gêneros e Sexualidades: 10 anos de luta do NUDISEX (Org.). 10) Gênero, Sexualidade e Religião: diálogos em Espaços Plurais (Org.); 11) Diversidade Sexual e Identidade de Gênero: direitos e Disputas; 12) Empoderamento de meninas e para meninos (Org.). 13) Corpos em Dissidências a diferença nas educ(ações) democráticas (Org.)

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Publicado

20-01-2025

Como Citar

Diniz, B. L. R., Biscalquini Talamoni, A. C., & Maio, E. R. (2025). A EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL: UM PASSO PARA FRENTE, DOIS PASSOS PARA TRÁS. Diversidade E Educação, 12(2), 751–775. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18159

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