ANÁLISE DOS POTENCIAIS DE UM JÚRI SIMULADO SOBRE GÊNERO E CORPOS FEMININOS NO ESPORTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17933

Resumo

Neste artigo analisamos uma prática de ensino realizada com estudantes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas que promoveram um júri simulado com o tema gênero e corpos femininos no esporte. A discussão se deu em torno do caso fictício “Atleta é excluída da Copa do Mundo de Futebol Feminino por não comprovar gênero em exame” que deveria ser analisado pelas licenciandas.  Descrevemos a dinâmica do júri com a divisão da turma em grupos que representaram diferentes atores sociais e apresentaram argumentos, favoráveis ou contrários, bem como questionamentos sobre a participação da atleta no evento mundial. Por fim, trazemos algumas considerações acerca das contribuições dessa metodologia de ensino para o desenvolvimento de habilidades argumentativas dos futuros professores.

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Biografia do Autor

Vitória Quixadá Agnis, UERJ/FFP

Estudante de graduação em Ciências Biológicas na instituição Faculdade de formação de professores, campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Tatiana Galieta Nacimento, UERJ/FFP

Sou licenciada em Ciências Biológicas e Bacharel em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ e Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fiz dois pós-doutoramentos: na UFRJ (2008-2009) com bolsa da FAPERJ e na UFSC (2018-2019) com bolsa sênior do CNPq. Iniciei pós-doutorado em agosto de 2024 na Universidade Federal da Bahia com bolsa do CNPq. Sou Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 2012. Sou Pesquisadora Procientista UERJ (bolsa de produtividade FAPERJ) desde 2020. Faço parte do Conselho Editorial da Editora da FFP. Atuo em dois programas de pós-graduação: o Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS), UERJ, como docente permanente, e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPECN) da UFF, como docente colaboradora. Sou filiada às associações científicas: ABRAPEC, ESOCITE.BR, SBENBio e ABPN. Coordeno o Coletivo de Estudos Interseccionais em Educação e Ciências (INTERSECS) da UERJ. Sou membro do grupo de pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação - DICITE da UFSC. Atuo na área de Educação em Ciências, principalmente na formação de professores, Educação CTS e educação antirracista. Sou mãe da Clarissa (nascida em 2003; sem licença maternidade no período do doutorado).

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Publicado

20-01-2025

Como Citar

Quixadá Agnis, V., & Galieta Nacimento, T. (2025). ANÁLISE DOS POTENCIAIS DE UM JÚRI SIMULADO SOBRE GÊNERO E CORPOS FEMININOS NO ESPORTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Diversidade E Educação, 12(2), 289–316. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17933