ENTRE RECEIOS E ESTRATÉGIAS
ENTENDIMENTOS DE GÊNERO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18147Resumo
O artigo objetiva investigar as questões de gênero na escola a partir da percepção de algumas(uns) professoras(es) da educação básica de Uruguaiana/RS. A pesquisa possui abordagem qualitativa e a produção de dados se deu a partir da aplicação de um questionário a docentes dos anos finais do ensino fundamental de duas escolas, analisados através da interpretação de sentidos. Os resultados, divididos em três categorias de análise, apontam que a maior parte das(os) docentes apresentam concepções de gênero pautadas no sexo biológico, que a maioria não aborda as questões de gênero nas aulas e isso ocorre devido ao receio em função das famílias ou por não se sentirem preparadas(os). Assim, emergiram diversas adversidades na inserção da discussão sobre gênero no contexto escolar, que precisam ser discutidas nas universidades e escolas, objetivando o fomento de iniciativas e políticas públicas que incentivem e auxiliem educadoras(es) neste processo.
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