ENTRE RECEIOS E ESTRATÉGIAS

ENTENDIMENTOS DE GÊNERO NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18147

Resumo

O artigo objetiva investigar as questões de gênero na escola a partir da percepção de algumas(uns) professoras(es) da educação básica de Uruguaiana/RS. A pesquisa possui abordagem qualitativa e a produção de dados se deu a partir da aplicação de um questionário a docentes dos anos finais do ensino fundamental de duas escolas, analisados através da interpretação de sentidos. Os resultados, divididos em três categorias de análise, apontam que a maior parte das(os) docentes apresentam concepções de gênero pautadas no sexo biológico, que a maioria não aborda as questões de gênero nas aulas e isso ocorre devido ao receio em função das famílias ou por não se sentirem preparadas(os). Assim, emergiram diversas adversidades na inserção da discussão sobre gênero no contexto escolar, que precisam ser discutidas nas universidades e escolas, objetivando o fomento de iniciativas e políticas públicas que incentivem e auxiliem educadoras(es) neste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liandra Ramos Silveira, Universidade Federal do Pampa, Unipampa

Licenciada em Ciências da Natureza. Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Fabiane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Professora da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana e doutora em Educação em Ciências.

Cristiane Barbosa Soares, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Mestra em Educação em Ciências. Universidade Federal do Pampa. Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil. Professora de Ciências da Natureza.

Downloads

Publicado

20-01-2025

Como Citar

Silveira, L. R., Silva, F. F. da, & Soares, C. B. (2025). ENTRE RECEIOS E ESTRATÉGIAS: ENTENDIMENTOS DE GÊNERO NA ESCOLA. Diversidade E Educação, 12(2), 54–76. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18147