APROXIMAÇÕES E TENSÕES DO CURRÍCULO ESCOLAR

das teorias tradicionais às teorias pós-críticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16673

Palavras-chave:

Currículo escolar, Epistemologia, Teorias do Currículo

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal compreender a temática dos currículos escolares por meio de uma análise teórica, focalizando nas influências epistemológicas que consolidaram as Ciências da Educação. A metodologia adotada abrange uma abordagem teórica, uma análise comparativa das correntes de pensamento e suas implicações nos trabalhos dos autores, além de uma discussão crítica sobre tais influências. Adicionalmente, o estudo busca investigar e analisar como a construção dessas teorias influenciou diretamente a elaboração prática dos currículos escolares, desde suas raízes epistemológicas até sua manifestação na teoria educacional. Os resultados e discussões revelaram transformações significativas nas percepções entre a Teoria Tradicional de currículo e as Teorias Críticas e Pós-críticas. A Teoria Crítica emerge como uma contestação ideológica à Teoria Tradicional no que diz respeito ao currículo, enquanto a Teoria Pós-crítica concentra-se na questão do motivo de ensinar, destacando os sujeitos como protagonistas do currículo e ampliando a discussão sobre a teoria crítica. Conclui-se que não há uma definição absoluta de currículo, exigindo uma abordagem histórica devido à natureza temporal das teorias, que refletem a realidade e a cultura de cada época e proporcionam diversas definições de currículo em momentos históricos distintos.

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Biografia do Autor

Alexandre Paulo Loro, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor Associado na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Chapecó. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Ciências Humanas e Interculturalidade (GEPECI/UFFS). E-mail de contato: alexandre.loro@uffs.edu.br.

Jonny Alex Guimarães, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Erechim. Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Ciências Humanas e Interculturalidade (GEPECI/UFFS). E-mail de contato: jonnygrs@live.com.

Júlia Carolina Vizzotto de Conto, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestra em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Erechim. Graduada em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE/UFFS). E-mail de contato: psi.juliadeconto@gmail.com.

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Publicado

2024-07-18

Como Citar

Loro, A. P., Guimarães, J. A., & de Conto, J. C. V. (2024). APROXIMAÇÕES E TENSÕES DO CURRÍCULO ESCOLAR: das teorias tradicionais às teorias pós-críticas. Momento - Diálogos Em Educação, 33(2), 386–403. https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16673