Vol. 31 No. 02 (2022): Dossiê Temático: O CURRÍCULO DE LÍNGUA DE SINAIS NA ESCOLA: reflexões, proposições e desafios

					Afficher Vol. 31 No. 02 (2022): Dossiê Temático: O CURRÍCULO DE LÍNGUA DE SINAIS NA ESCOLA: reflexões, proposições e desafios

Temos a satisfação de contar neste número com o dossiê que traz uma temática tão cara para a sociedade não só brasileira como mundial que é O currículo de língua de sinais na escola: reflexões, proposições e desafios, organizado por Maria Mertzani, que esteve desde 2018 na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, como professora visitante em parceria com Felipe Venâncio Barbosa, professor da Universidade de São Paulo – USP e Cristiane Lima Terra Fernandes também da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

A relevância deste dossiê para além da temática que urge ser discutida, destaca-se pela comunidade de autores internacionais que estão presentes nos dez artigos que o compõe, ampliando a discussão para além do Brasil. Contamos com a contribuição de pesquisadores reconhecidos internacionalmente que compartilham experiências de Portugal, Chile, Itália, Estados Unidos, Grécia, Austrália e Reino Unido. A fim de possibilitar uma maior amplitude de leitores, os textos do dossiê estão disponíveis em versões na Língua Portuguesa e na Língua Inglesa. 

Publié-e: 2022-07-28

Editorial

  • EDITORIAL v. 31, nº 02, 2022 Português

    07 - 11
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14487
  • EDITORIAL v. 31, nº. 02, 2022 Inglês

    12 - 16
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14488
  • EDITORIAL v. 31, nº. 02, 2022 Espanhol

    17 - 21
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14489

Apresentação

  • O CURRÍCULO DE LÍNGUA DE SINAIS NA ESCOLA reflexões, proposições e desafios

    22 - 26
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14490

Dossiê temático

Entrevista

  • ENTREVISTA COM ROBERT HOFFMEISTER Uma discussão sobre o Currículo de Língua de Sinais

    Maria Mertzani, Felipe Venâncio Barbosa, Cristiane Lima Terra Fernandes
    282 - 302
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14373

Presentation

  • THE SIGN LANGUAGE CURRICULUM AT SCHOOL reflections, propositions and challenges

    303 - 307
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14496

Thematic Dossier (English version)

  • SIGN AND SCHOOL a journey

    Jim Kyle
    308 - 326
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14497
  • THE PORTUGUESE SIGN LANGUAGE CURRICULUM past, present and future

    Helena Carmo, Paulo Vaz de Carvalho
    327 - 349
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14498
  • PUBLIC POLICIES, THE BNCC AND THE CURRICULUM IN THE BILINGUAL SCHOOL FOR THE DEAF

    Adriane Menezes, Vânia Chiella
    350 - 373
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14500
  • SIGN LANGUAGE TEACHING EXPERIENCES IN CHILEAN DEAF EDUCATION An Unofficial Curriculum

    Maribel González Moraga, Karina Muñoz Vilugrón
    374 - 393
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14501
  • USING THE COMMON EUROPEAN FRAMEWORK OF REFERENCE FOR ITALIAN SIGN LANGUAGE EDUCATION lessons from research and practice

    Maria Tagarelli De Monte
    394 - 416
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14502
  • SIGNS OF LEARNING Developing a national curriculum for first and second language learners of Auslan in Australian schools

    Breda Carty, Karen Bontempo, Louise de Beuzeville
    417 - 448
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14503
  • SIGN LANGUAGE LITERACY IN THE SIGN LANGUAGE CURRICULUM

    Maria Mertzani
    449 - 474
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14504
  • METALINGUISTIC SKILLS AND LANGUAGE USE IN THE PROPOSITIONS OF FOUR BRAZILIAN SIGN LANGUAGE CURRICULA

    Felipe Venâncio Barbosa
    475 - 499
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14505
  • BILINGUAL CURRICULUM MATERIALS SUPPORTING SIGNED LANGUAGE AS A FIRST LANGUAGE FOR DEAF STUDENTS The integration of technology, learning and teaching

    Robert J Hoffmeister, Spyridoula Karipi, Vassilis Kourbetis
    500 - 527
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14506
  • LIBRAS IN LAW AND SCHOOL PRACTICE what we have and what we need

    Cristiane Lima Terra Fernandes
    528 - 553
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14507

Interview

  • INTERVIEW WITH ROBERT HOFFMEISTER A discussion about the Sign Language Curriculum

    Maria Mertzani, Felipe Venâncio Barbosa, Cristiane Lima Terra Fernandes
    554 - 573
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14510

Artigos de fluxo contínuo