Infância, religião e colonialidade: trajetórias de homens gays

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DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8765

Mots-clés :

homossexualidade, cristianismo, trajetórias de vida

Résumé

A colonização do ser e do saber passaram pela imposição de um regime de verdade que construiu na América Latina a subalternização e o aniquilamento das cosmologias indígenas e dos negros escravizados. O saber de matriz cristã eurocêntrica foi progressivamente incorporado por meio de um tropo performativo pelo discurso científico a partir do final do século XVIII na Europa disseminando-se nas colônias do novo mundo. Os traços desse esquadrinhamento e hierarquização dos sujeitos pela passagem/acoplamento da religião-ciência construíram a cisheteronormatividade que atravessa os modos de subjetivação. Este ensaio toma narrativas de trajetórias de vida de sujeitos homossexuais identificados com a teologia cristã e relatos de membros da Igreja Cristã Contemporânea publicados na seção de “Testemunhos” da página virtual da instituição. A perspectiva teórica utilizada hibridiza conceitos da teoria descolonial, da genealogia foucaultiana e dos estudos queer.

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Henrique Caetano Nardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Henrique Caetano Nardi, Doutor em Sociologia, Professor Titular do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador do CNPQ. Pesquisador Associado do IRIS-EHESS (Paris-França).

Robson Antônio da Silva Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publié-e

2019-04-25

Comment citer

Nardi, H. C., & Gonçalves, R. A. da S. (2019). Infância, religião e colonialidade: trajetórias de homens gays. Momento - Diálogos Em Educação, 28(1), 195–207. https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8765

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