A escola como território de circulação das diferenças: práticas e saberes religiosos em pauta

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8759

Mots-clés :

Tradução cultural. Ensino religioso. Diferença.

Résumé

Este artigo discute os desafios do trabalho com o currículo escolar a partir do conceito de tradução cultural de Homi Bhabha e dos modos de proceder no cotidiano segundo Michel de Certeau. Problematiza ordenamentos legais no que tange ao ensino religioso e os embates políticos em torno de sua elaboração, apontando para um projeto hegemônico que cria mecanismos para se manter no contexto atual de recrudescimento do conservadorismo. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental e a análise da discursividade como forma de compreender esses embates e propor formas/forças que rompam com a ideia da diferença como monstro. Aponta que monstros são o mau encontro, a falta de riso, de afeto, de pensar diferente e de ter um espaçotempo para ser o que quiser, para acreditar no que quiser acreditar, para ser criança, para viver como criança.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Sandra Kretli da Silva, Ufes

Professora do Dtepe e do PPGMPE, Ufes.

Teresinha Maria Schuchter, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do departamento de educação. política e sociedade do centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Références

BBC BRASIL. Por que as religiões de matriz africana são o principal alvo de intolerância no Brasil?. Disponível em:

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160120_intolerancia_religioes_africanas_jp_rm. Acesso em: 06 fev. 2019.

BENJAMIM, W. A tarefa do tradutor. Tradução de Karlheinz Barck. Rio de

Janeiro: Uerj, 1993.

BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

BHABHA, H. O terceiro espaço: uma entrevista com Homi Bhabha. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 6, p. 34-41, 1996. Entrevista concedida a Jonathan Rutheford por HomiBhabha.

CARVALHO, J. M. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis, RJ:DP et Alii; Brasília, DF: CNPq, 2009.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembros de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, 1996.

BRASIL. Lei no 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n°9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, 1997.

BRASIL. Projeto de Lei no 867, de 23 de março de 2015. Inclui, entre as diretrizes e bases da educação nacional, o "Programa Escola sem Partido". Brasília: Senado Federal, 2015.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: versão preliminar – segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: versão preliminar – terceira versão. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: versão final. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: versão preliminar – ensino médio. Brasília: MEC, 2018.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano 1: artes de fazer. Petrópolis, R.J.: Vozes,

CERTEAU, M. de. A cultura no plural. Campinas, SP: Papirus, 1995.

CERTEAU, M. de. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro, R.J.: Forense Universitária, 2006.

DELEUZE. G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

GALLO, S. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

G1. Professora é substituída após dar aula sobre religião africana em escola no Ceará. Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/professora-e-substituida-apos-dar-aula-sobre-religiao-africana-em-escola-no-ceara.ghtml. Acesso em: 6 fev.2019.

HATOUM, M. A cidade ilhada: contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

JOLSGRINBERG, B. F. Cotidiano e invenção: os espaços de Michel de Certeau. São Paulo: Escrituras Editora, 2005. (Coleção Ensaios Transversais).

KRETLI, S. As artes de fazer e de viver de professores e alunos nas interfaces entre culturas, currículos e cotidianos escolares. 2012. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.

LAZZARATO, M. O governo das desigualdades: crítica da insegurança neoliberal. São Carlos: EduFSCAR, 2011.

LAZZARATO, M. Signos, máquinas, subjetividades. São Paulo: Edições Sesc, 2014.

PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA. Ação Direta de

Inconstitucionalidade no 4.439/2017. Discute o modelo de ensino religioso nas escolas públicas do país. Supremo Tribunal Federal/Procuradoria Geral da República. Brasília, 2017.

UNIVERSO ONLINE (UOL). Escola é o espaço onde crianças de religiões afro mais se sentem discriminadas, afirma pesquisadora. Disponível em: https://portal.aprendiz.uol.com.br/2015/05/12/escola-e-o-espaco-onde-criancas-de-religioes-afro-mais-se-sentem-discriminadas-afirma-pesquisadora. Acesso em: 6 fev. 2019.

Téléchargements

Publié-e

2019-04-25

Comment citer

da Silva, S. K., & Schuchter, T. M. (2019). A escola como território de circulação das diferenças: práticas e saberes religiosos em pauta. Momento - Diálogos Em Educação, 28(1), 57–76. https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8759

Numéro

Rubrique

Dossiê temático

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s