A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8076Mots-clés :
Licenciatura, evasão, Docente.Résumé
Observa-se atualmente, certa regressão das políticas públicas para formação docente e enfraquecimento das Licenciaturas nas Universidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar como a baixa demanda e a evasão nos cursos de Licenciaturas do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia - Campus IX, localizado na cidade de Barreiras, no extremo oeste baiano pode interferir na disponibilidade e qualificação de profissionais para atuar nesta região. Trata-se de um estudo do tipo quantitativo, realizado a partir de análise documental e entrevista. Os resultados apontam para desvalorização da profissão docente com a migração de estudantes para cursos de Bacharelado, assim como, a implementação de ações internas e externas nos âmbitos administrativo e pedagógico.Téléchargements
Références
ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ANDRIOLA, Cristiany Gomes and MOURA, Cristiane Pascoal. Opiniões de docentes e de coordenadores acerca do fenômeno da evasão discente dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ensaio: Ceará (UFC). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2006, vol.14, n.52, pp.365-382. ISSN 0104-4036. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362006000300006.
BRASIL. Ministério da Educação. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras - ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC. Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas, Outubro de 1996.
CARDOSO, Claudete Batista. Efeitos da política de cotas na Universidade de Brasília: uma análise do rendimento e da evasão. 2008. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília – UNB-Brasília, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIMA, Edileusa; MACHADO, Lucília. A evasão discente nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais. Revista de Educação da Unisinos. 18(2):121-129, maio/agosto 2014.
POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. O trancamento de matrícula na trajetória acadêmica do universitário: condições de saída e de retorno à instituição. 2000. 145f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP- Campinas, SP, 2000.
RISTOFF, Dilvo. Evasão: exclusão ou mobilidade. Santa Catarina, UFSC, 1995.
SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo e; MOTEJUNAS, Paulo Roberto; HIPOLITO, Oscar e LOBO, Maria. 2007. A evasão no Ensino Superior Brasileiro. Cadernos de Pesquisa, [online]. 2007, vol.37, n.132, pp.641-659. ISSN 0100-1574. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742007000300007.37.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.