A decência das garotas: o disciplinamento dos corpos e as linhas de fuga produzidas no cotidiano escolar
Mots-clés :
Cotidiano escolar, sexualidade das meninas, produção de subjetividadesRésumé
O presente trabalho busca compreender as linhas de fuga traçadas por meninas do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Viçosa, Minas Gerais, para desenvolverem suas sexualidades frente ao poder disciplinar e à invisibilização do tema no contexto escolar. Para a realização desta pesquisa foram utilizadas observações e análise de documentos escolares, como o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Interno e o Caderno de Ocorrências, a fim de compreender o trabalho de educação sexual que a escola pretendia desenvolver ou ocultar com os/as seus/suas alunos/as. Também foi utilizada a pesquisa cartográfica para o acompanhamento dessas meninas, seguindo pistas e utilizando da observação-participante. As observações foram importantes no sentido de acompanhar as redes de subjetividades produzidas pelas garotas pesquisadas, bem como o meio que estas encontram para escapar das normas escolares. Os momentos de disciplinamento se fazem presentes nos rituais religiosos que ainda existem no cotidiano da referida escola, nas conversas e nos silêncios. Em contrapartida, as linhas de fugas são criadas pelas garotas nos aplicativos, nas conversas, nos olhares e sorrisos. Nesse sentido, consideramos que os sujeitos são ativos na construção de suas identidades, implicando, portanto, numa necessária e urgente problematização do disciplinamento do corpo feminino no cotidiano escolar.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2016-10-24
Comment citer
Herneck, H. R., & de Castro, G. R. (2016). A decência das garotas: o disciplinamento dos corpos e as linhas de fuga produzidas no cotidiano escolar. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 137–154. Consulté à l’adresse https://furg.emnuvens.com.br/momento/article/view/6122
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.