ASSIMETRIAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TRANSVERSALIDADE ÀS MODALIDADES DE ENSINO
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.17595Résumé
Apresentação do Dossiê intitulado “Políticas de Educação Especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na Educação básica - Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo”.
Téléchargements
Références
BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 10 jun. 2023.
BRASIL. Decreto n. 6949 de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília: Presidência da República, 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 0 jun. 2024.
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm Acesso em: 20 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: MEC, jan. 2008. Documento elaborado pelo grupo de trabalho nomeado pela Portaria nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 7 de janeiro de 2008. Brasília, 2008b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB 07/2022. Revisão e atualização das normas, tendo em vista a aprovação do novo Ensino Médio. Brasília, 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=245461-pceb007-22&category_slug=novembro-2022-pdf-1&Itemid=30192 Acesso em: 30 mai. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Define diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica. Resolução n. 04, 13 de julho de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6704-rceb004-10-1&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 30 mai. 2024.
CAIADO, Katia Regina Moreno; MELETTI, Silvia Márcia. Ferreira. Educação Especial na Educação do Campo: 20 anos de silêncio no GT 15. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v.17 p. 93-104 mai./ago., edição especial, 2011. Disponível em: htps://www.scielo.br/j/rbee/a/fTzh4pXQtgcNGxwPqbZBcwk/ Acesso em: 30 mai. 2024.
CAPELLA, Ana Cláudia Niedhardt. Estudos sobre formação da agenda de políticas públicas: um panorama das pesquisas no Brasil. Revista de Administração Pública. RJ, 54 (6):1498-1512, nov./dez. 2020. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7860747/mod_resource/content/1/2019Capella_formação%20da%20agenda.pdf Acesso em: 30 mai. 2024.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/QBBB9RrmKBx7MngxzBfWgcF/?format=pdf Acesso em: 22 jan. 2024.
DOMINGOS, Cícera Mirelle F. da Silva. ARAÚJO, Clarissa Martins. A interface entre a educação do campo e a educação inclusiva em escolas do município de Caruaru - PE: significados que emergem das salas de recursos multifuncionais. Anais… 40ª Reunião Nacional da ANPED. Pará: UFPA, 2021. Disponível: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_28_11 Acesso em: 22 jan. 2024.
HAAS, Clarissa; Baptista, Claudio Roberto. A Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial: os sujeitos e as políticas públicas em foco. In: Anais… 36ª Reunião Nacional da ANPEd. UFG: Goiânia-GO, 2017. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt15_3032_texto.pdf Acesso em: 22 jan. 2024.
HAAS, Clarissa. Educação de jovens e adultos e educação especial: a (re) invenção da articulação necessária entre as áreas. Revista Educação, Santa Maria, v. 40, n. 2, p. 347-360, maio/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/9038
Acesso em: 03 abr. 2024.
HAAS, Clarissa. SOZO, Carolina Mross. Políticas e práticas pedagógicas de educação inclusiva no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS): Em foco o papel do Núcleo de Acessibilidade. Revista Educação Especial em debate. v. 05. n. 10, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/32150 Acesso em: 03 abr. 2024.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica. 2022. Resumo Técnico. Brasília, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2022.pdf Acesso em: 28 mai. 2024.
JESUS, Denise Meyrelles de; BAPTISTA, Claudio Roberto; CAIADO, Katia Regina Moreno. Produção de conhecimento no GT Educação Especial: uma análise de tendências e desafios (2011-2021). In: Anais… 41ª Reunião Nacional da ANPED. UFAM: Manaus, 2023. Disponível em: https://base.pro.br/sites/41anped/docs/12907-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf Acesso em: 28 mai. 2024.
MULLER, Pierre. SUREL, Yves. Análise das políticas públicas. Pelotas, RS: EDUCAT, 2002.
NOZU, Washington Cesar Shoiti Nozu; BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Interface Educação Especial - Educação do campo: tempos, espaços e sujeitos. Anais… 38º Reunião Nacional da ANPED. UFMA: São Luís, Maranhão, 2017. Disponível em:
http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT15_575.pdf Acesso em: 30 mai. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Comitê dos Direitos das Pessoas com Deficiência. General comment n. 4 on Article 24 - the right to inclusive. CRPD/C/GC/4. Nova York: 26 nov. 2016. Disponível em: http://www.ohchr.org/EN/HRBodies/CRPD/Pages/GC.aspx Acesso em 20 jun. 2024.
SILVA, Fabiane Maria. A manutenção da filantropia na Educação Especial via Educação de Jovens e Adultos: dados do Estado de Minas Gerais (2008-2019). Anais… 40º Reunião Nacional da Anped - UFPA, Pará, 2021. Disponível em: http://anais.anped.org.br/p/40reuniao/trabalhos?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=33 Acesso em: 08 jan. 2024.
TURCHIELLO, Priscila. A centralidade da produtividade nas tramas da articulação da Educação Profissional e Tecnológica com a inclusão. Anais… 39º Reunião Nacional da ANPED. RJ: UFF, 2019. Disponível em: 39.reuniao.anped.org.br/category/trabalho/?grupo_trabalho=gt15-educacao-especial Acesso em: 08 jan. 2024.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Momento - Diálogos em Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.