PROCESSOS DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

o que dizem os estudantes da educação profissional técnica de nível médio?

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DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.17291

Mots-clés :

Inclusão, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Pessoas com deficiência

Résumé

O processo de inclusão na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) deve se constituir considerando o princípio constitucional: a educação é um direito de todos. Logo, o presente artigo tem por finalidade verificar os mecanismos que podem favorecer o processo de inclusão das pessoas com deficiência (PCD) na Educação Profissional, a partir das narrativas de estudantes matriculados em um curso técnico integrado de nível médio do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Para tanto, utilizou-se como estratégia metodológica uma abordagem qualitativa, tendo como técnica a aplicação de um questionário semiestruturado para 54 estudantes do Instituto Federal no Estado do Amazonas. Para a organização e análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Como resultados, identificaram-se três mecanismos de potencialização dos processos de inclusão: 1) Realização de práticas educativas; 2) uso de tecnologias educacionais; 3) formação docente. Destaca-se, por fim, a necessidade de aprofundar a discussão acerca da educação inclusiva com os estudantes dos cursos técnicos e a importância de evidenciar as narrativas como um constructo teórico-metodológico para potencializar os processos de inclusão escolar no ensino médio técnico.

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Bibliographies de l'auteur-e

José Cavalcante Lacerda Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. E-mail de contato: jose.cavalcante@ifam.edu.br

Mirian Freire de Oliveira Campos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Ciências Biológicas. Especialista em Psicopedagogia. Assistente em Administração na Universidade Federal do Amazonas. E-mail de contato: mirapordeus@yahoo.com.br.

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Publié-e

2024-07-18

Comment citer

Lacerda Junior, J. C., & Campos, M. F. de O. (2024). PROCESSOS DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: o que dizem os estudantes da educação profissional técnica de nível médio?. Momento - Diálogos Em Educação, 33(2), 188–206. https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.17291

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