A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8036

Palavras-chave:

Política de Formação, Formação Continuada, Profissionalização Docente.

Resumo

Este estudo pretende contribuir com o campo da formação de professores, delimitando como objeto de estudo a política de formação continuada de professores e suas implicações na constituição do trabalho docente, considerando a lógica das ações do neoliberalismo e seus reflexos no cotidiano escolar. Objetiva compreender a política de formação continuada de professores em rede pública de ensino e suas possíveis implicações na profissionalização docente, baseados em dados obtidos a partir de entrevistas com os profissionais envolvidos numa política de formação continuada em escolas da rede pública municipal de Sorriso-MT. Constatamos a perspectiva de fortalecimento do trabalho docente está presente, porém também se encontram marcas do gerencialismo que podem contribuir para a desprofissionalização docente.

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Biografia do Autor

Edna Coimbra da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Professora da Educação Básica da rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, estudante do doutorado em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Nadiane Feldkercher, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina e do Curso de Pedagogia.

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Publicado

2018-08-17

Como Citar

Silva, E. C. da, & Feldkercher, N. (2018). A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 172–187. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8036

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