O PROCESSO DE INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

estratégias de crianças e adolescentes migrantes no Rio de Janeiro

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16004

Mots-clés :

Inclusão Educacional, Filhos de Trabalhadores Migrantes, Ambiente Escolar, Psicossociologia da Educação, Comunicação e Educação

Résumé

Neste estudo qualitativo realizado com 11 crianças e adolescentes migrantes latino-americanos estudantes da rede de educação básica da cidade do Rio de Janeiro, temos como objetivo entender como o grupo cria estratégias de inclusão no ambiente escolar. A partir disso, buscamos compreender as pistas mais amplas que essas estratégias podem oferecer sobre a experiência migratória dessa comunidade no Brasil. Inicialmente, debatemos a diferença entre incluir e integrar migrantes. Em seguida, propomos uma metodologia intercultural, não adultocêntrica e baseada na Psicologia Sócio-Histórica para a análise do fenômeno migratório. Finalmente, identificamos e discutimos três estratégias de inclusão mobilizadas pelos participantes na interação com seus pares, professores e, além disso, com o contexto social brasileiro: a demarcação da diferença, a tentativa de se diluir no grupo e a demanda por equidade. Essas estratégias nos dão indícios sobre primeiras impressões no Brasil, dificuldades de inclusão na escola e os desafios de aprender a língua portuguesa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Gabriela Azevedo de Aguiar, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

Coordenadora da Estratégia de Desenvolvimento Territorial – Campus Maré, Assessoria de Relações Institucionais / Gabinete da Presidência (FIOCRUZ). Doutora e Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) pelo Instituto de Psicologia (UFRJ). Psicóloga (PUC-SP). Membro do grupo de pesquisa Diaspotics – Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural.

João Paulo Rossini Teixeira Coelho, Université du Québec à Montréal

Doutorando em Comunicação na Université du Québec à Montréal (UQÀM), Canadá. Mestre em Migrações Transnacionais pela Université de Lille e em Sociologia – Diversidade Cultural pela Université libre de Bruxelles. Membro do grupo de pesquisa Diaspotics – Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural.

Adriana Maria de Assumpção, Universidade Estácio de Sá

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordena o Grupo de Pesquisa Estudos em Educação, Cultura e Tecnologia (GECULT). Membro do grupo de pesquisa Diaspotics – Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural.

Références

AGER, Alaistair; STRANG, Alison. Understanding integration: a conceptual framework. Journal of Refugee Studies, v. 21, n. 2, p. 166-191, 2008. DOI: https://doi.org/10.1093/jrs/fen016

AGUIAR, Gabriela Azevedo de. Meu portuñol fala: sentidos produzidos por crianças e adolescentes migrantes latino-americanos nas escolas brasileiras. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - EICOS, 2023. 409 f.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de; OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 2013, v. 94, n. 236, p. 299-322. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-66812013000100015

AINSCOW, Mel. Tornar a educação inclusiva: como essa tarefa deve ser conceituada?. In: FÁVERO, Osmar; FERREIRA, Windyz; IRELAND, Timothy; BARREIROS, Débora (Orgs.). Tornar a educação inclusiva. Brasília: UNESCO, 2009. (p. 11-23).

ALENCAR-RODRIGUES, Roberta de; STREY, Marlene Neves. Marcas do gênero nas migrações internacionais das mulheres. Revista Psicologia & Sociedade, v. 21, n, 3, set./dez., 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822009000300016

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: Reflexões Sobre a Origem e a Expansão do Nacionalismo. Companhia das Letras, 2008. 350 p.

APPADURAI, Arjun. Traumatic exit, identity, narratives, and the ethics of hospitality. Television & New Media, v. 20, n. 6, p. 558-565, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1527476419857678

ARAUJO, Paulo Jeferson Pilar; BENTES, Thaisy. Surdos migrantes na escola: questões de inclusão e direitos humanos. Revista Teias, v. 23, n. 69, p. 35-49, abr./jun. 2022.

ASSUMPÇÃO, Adriana Maria; ROSSINI, João Paulo. Crianças migrantes e o direito à educação: leituras e conversas com equatorianos na atuação voluntária do grupo Diaspotics. REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum., v. 28, n. 60, p. 147-185, Sep-Dec. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006010

ASSUMPÇÃO, Adriana Maria; AGUIAR, Gabriela Azevedo de. “Você precisa falar português com seu filho”: Desafios para o processo de inclusão de crianças imigrantes em escolas do Rio de Janeiro. Revista Iberoamericana de Educación, v. 81, p. 167-188, 2019. DOI: https://doi.org/10.35362/rie8113541

AZEVEDO, Rômulo. Sousa. de; AMARAL, Cláudia Tavares do. O trabalho do professor com crianças imigrantes e refugiadas: um estudo teórico do contexto brasileiro. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 1–21, 2021. DOI: 10.31496/rpd.v21i46.1403. DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1403

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. 112 p.

BARROS, Fernando Passos Cupertino de; SOUSA, Maria Fátima de. Equidade: seus conceitos, significações e implicações para o SUS. Saúde e Sociedade [online], v. 25, n. 1, p. 9-18, 2016. https://doi.org/10.1590/S0104-12902016146195. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902016146195

BENNETT, Milton. Becoming interculturally competent. Toward multiculturalism: A reader in multicultural education, v. 2, p. 62-77, 2004.

BRENNER, Ana Karina; ALVARENGA, Marcia Soares de. Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças. Revista Teias, v. 23, n. 69, p. 2-18, abr./jun. 2022.

CARGNELUTTI, Elisa; TOMASINO, Barbara; FABBRO, Franco. Language brain representation in bilinguals with different age of appropriation and proficiency of the second language: A meta-analysis of functional imaging studies. Frontiers in human neuroscience, v. 13, p. 154, 2019. DOI: https://doi.org/10.3389/fnhum.2019.00154

CIAMPA, Antonio da Costa. A Estória do Severino e a História da Severina. Um Ensaio de Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1996. 248 p.

DUE, Clemence; RIGGS, Damien; AUGOUSTINOS, Martha. Research with Children of Migrant and Refugee Backgrounds: A Review of Child-Centered Research Methods. Child Ind Res., v. 7, p. 209–227, 2014. https://doi.org/10.1007/s12187-013-9214-6 DOI: https://doi.org/10.1007/s12187-013-9214-6

ELHAJJI, Mohammed. O intercultural migrante: teorias e análises. Porto Alegre: Editora Fi, 2023. 351 p. DOI: https://doi.org/10.22350/9786559176830

ESTRATÉGIA. In: Oxford Languages. 2023. Disponível em: https://www.google.com/search?q=estrat%C3%A9gia+defini%C3%A7%C3%A3o&oq=estra&aqs=chrome.0.69i59l2j69i60j69i61j69i60j69i65l3.1758j1j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8. Acesso em: 14 ago. 2023.

FARIAS, Iara Rosa; SANTOS, Antônio Fernando; SILVA, Érica Bastos da. Reflexões sobre a inclusão linguística no contexto escolar. In: DÍAZ, Fernando., et al. (Orgs.) Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. (p. 39-48).

FAVELL, Adrian. Philosophies of Integration: Immigration and the idea of citizenship in France and Britain. Londres: Palgrave, 2001. 289 p.

FAVELL, Adrian. Intégration: 12 propositions. Swiss Journal of Sociology, v. 47, n. 1, p. 53-69, 2021. DOI: https://doi.org/10.2478/sjs-2021-0006

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. 144 p.

GORNIK, Barbara.; SEDMAK, Mateja. The Child-Centred Approach to the Integration of Migrant Children: The MiCREATE Project. In: SEDMAK, Mateja.; HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, Fernando.; SANCHO-GIL, Juana.; GORNIK, Barbara. Migrant Children’s Integration and Education in Europe: Approaches, Methodologies and Policies. Barcelona: Editorial Octaedro, 2021. (p. 99-118).

IOM - INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR MIGRATION. World Migration Report 2022 – Interactive website. Disponível em: https://worldmigrationreport.iom.int/wmr-2022-interactive/. Acesso em: 1 de ago. 2023.

INCLUSÃO. In: Dicionário Michaelis. 2023. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/inclus%C3%A3o/. Acesso em: 15 ago. 2023.

KOHATSU, Lineu Norio; RAMOS, Maria da Conceição; RAMOS, Natalia. Educação de alunos imigrantes: a experiência de uma escola pública em São Paulo. Psicol. Esc. Educ., v. 24., p. 1-9, 2020 https://doi.org/10.1590/2175-35392020213834 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392020213834

LUNDSTRÖM, Catrin. Creating ‘international communities’ in southern Spain: Self-segregation and ‘institutional whiteness’ in Swedish lifestyle migration. European Journal of Cultural Studies, v. 22, n. 5-6, p. 799-816, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1367549418761793

MARTIN, Mariana.; PICCOLOTTO GALIB, Carolina. O acesso à educação de crianças migrantes e o desafio da pandemia. J² - Jornal Jurídico, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 97–114, 2021. DOI: https://doi.org/10.29073/j2.v4i1.346

MICREATE. MIGRANT CHILDREN AND COMMUNITIES IN A TRANSFORMING EUROPE. Child-centered approach across disciplines. Workpackage 2 State of the Art. Deliverable 2.6., June 2019. Disponível em: https://ec.europa.eu/research/participants/documents/downloadPublic?documentIds=080166e5c7dd0909&appId=PPGMS Acesso em: 22 maio. 2021.

MOSCOSO, María Fernanda. Nuevos sujetos, nuevas voces: ¿hay lugar para el pensamiento infantil en los estudios transnacionales. In: SANTAMARÍA, Enrique (Org.) Nuevos retos epistemológicos del transnacionalismo en el estudio de las migraciones. Barcelona: Anthropos, 2008. (p. 261-281).

NÚCLEO DE ESTUDOS DE POPULAÇÃO ELZA BERQUÓ (NEPO – UNICAMP). Estudantes imigrantes transnacionais no Brasil matriculados no ensino básico. Banco interativo. Observatório do NEPO, 2020. Disponível em: https://www.nepo.unicamp.br/observatorio/bancointerativo/numeros-imigracao-internacional/censo-escolar/. Acesso em: 12 de ago. 2023.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausente. Praxis Educativa, v. 15, p. 1-15 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13655.004

OLIVEIRA, Tadeu; TONHATTI, Tânia. Mulheres, crianças e jovens na migração internacional no Brasil. In: Tadeu; CAVALCANTI, Leonardo; OLIVEIRA, Tadeu.; SILVA, Bianca (Orgs.). Relatório Anual OBMigra 2022. Série Migrações. Observatório das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública/ Conselho Nacional de Imigração e Coordenação Geral de Imigração Laboral. Brasília, DF: OBMigra, 2022. (p. 8-35).

PODER 360. “’Não tem mais cachorro na Venezuela, comeram tudo’, diz Bolsonaro. Poder 360, 10 abr. 2021. Disponível em: https://www.poder360.com.br/governo/nao-tem-mais-cachorro-na-venezuela-comeram-tudo-diz-bolsonaro/. Acesso em: 18 ago. 2023.

PROMUNDO; CIESPI. Comunidade não é risco, é oportunidade: fortalecendo as bases de apoio para crianças e jovens em comunidades do Rio de Janeiro / Promundo, CIESPI. Rio de Janeiro. 76 p.; 25 cm. 2006. Disponível em: https://promundoglobal.org/wp-content/uploads/2015/01/From-Communities-at-Risk-to-Communities-with-Potential-Portuguese.pdf Acesso em: 01 jul. 2018.

RHÉAUME, Jacques. L'ethnicité, l'intervention et l'interculturalité. Alterstice, v. 7, n. DOI: https://doi.org/10.7202/1040613ar

, p. 77-88, 2017.

ROBLES, Juan Manuel. In: Ciudad Infinita. Radio Ambulante [Podcast]. Disponível em: https://radioambulante.org/transcripcion/ciudad-infinita-transcripcion Acesso em: 06 jul. 2022.

RUSSO, Kelly; MENDES, Leila; MARCELINO, Sandra. “Aprendi o que é racismo no Brasil”: crianças africanas e brasileiras na escola pública. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 69, p. 19-34, abr. 2022. https://doi.org/10.12957/teias.2022.65852.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SAYAD, Abdelmalek. L’immigration: ou les paradoxes de l’alterité. Tome I. Paris: Raison d’Agir, 2006. 208 p.

SCHINKEL, Willem. Against ‘immigrant integration’: for an end to neocolonial knowledge production. Comparative Migration Studies, v. 6, n. 31, p. 1-17, 2018. DOI: https://doi.org/10.1186/s40878-018-0095-1

SCHROTT, Andrea. (2009). Dimensions: catch-all label or technical term. In Lundy, K. (Org.). Mediatization: concept, changes, consequences. Peter Lang (p. 41-62).

SCHROVER, Marlou; SCHINKEL, Willem. (Orgs.). The language of inclusion and exclusion in migration and integration. Routledge: Londres, 2015. 140 p. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315692241

SCHÜTZ, Alfred. O Estrangeiro – Um ensaio em Psicologia Social. Revista Espaço Acadêmico, v. 10, n. 113, p. 117-129, 2010.

WHITE, Bob. Le “vivre-ensemble” comme scénario de l’inter culturel au Québec. In: SAILLANT, F. (Org.) Pluralité et vivre ensemble. Laval: Les Presses de l’Université Laval, 2015. (p. 39-62).

Téléchargements

Publié-e

2024-01-09

Comment citer

Azevedo de Aguiar, G., Rossini Teixeira Coelho, J. P. ., & de Assumpção, A. M. (2024). O PROCESSO DE INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR : estratégias de crianças e adolescentes migrantes no Rio de Janeiro . Momento - Diálogos Em Educação, 32(03), 40–62. https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16004

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s