EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA

uma reflexão sobre políticas autoritárias e espaço público à luz arendtiana

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13659

Mots-clés :

Cidadania e Educação. Crise da Educação. Autoridade. Educação como Ação Política.

Résumé

Hannah Arendt dedica a sua produção teórica à reflexão sobre o cenário de crises que envolvem o mundo. A seara educacional, recorte teórico principal ao qual se dedica o presente estudo, apresenta-se, no contexto pós-moderno, de forma a estar em contato direto com as crises existente no cenário político, sendo esta crise educacional agravada, ainda, pela ascensão de movimentos neoconservadores na estrutura política brasileira. Nesse sentido, o objetivo geral ao qual se dedica a presente pesquisa perfaz em analisar em que medida o avanço de ações políticas autoritárias ocasionam a perda da função da escola frente à construção da cidadania sob a ótica da crise da educação no Brasil. O trabalho utiliza da abordagem qualitativa de dados, bem como os fenômenos são analisados a partir do método hipotético-dedutivo. O instrumento de coleta de dados foi demarcado pela análise e interpretação de produções científicas arendtiana e pelo uso da pesquisa de caráter bibliográfica, descritiva e exploratória. O arcabouço teórico configura o uso da técnica de análise de conteúdo. O uso da literatura arendtiana como estrutura básica para permite que a análise, de forma interdisciplinar, as áreas da Filosofia, Educação e o Direito. O olhar direcional ao exercício da pluralidade humana a partir das vivências no ambiente de transição, conceituado como o espaço escolar, faz com que possa perceber a ligação entre a ascensão de políticas com inclinação autoritárias e as crises na tradição, cultura, autoridade e do pensar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rebeka Cristina Rosa Borges, Universidade de Pernambuco

Graduanda em Direito pela Universidade de Pernambuco - Campus Arcoverde. Integrante do G-PENSE: Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias. E-mail de contato: rebeka.borges@upe.br.

 

Rita de Cássia Souza Tabosa Freitas, Universidade de Pernambuco

Doutora em Filosofia pela UFPB. Mestra em Filosofia pela UFPB. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Caruaru. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco, Bacharelado em Direito, Campus Arcoverde. Vice-líder do G-PENSE: Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias. E-mail de contato: rita.freitas@upe.br

Références

ALMEIDA, Vanessa Sievers de. A distinção entre conhecer e pensar em Hannah Arendt e sua relevância para a educação. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 3, p. 853-865, 2010.

ARENDT, Hannah. A condição humana. 13. ed. Trad. Roberto Raposo. Revisão e Apresentação de Adriano Correia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.

ARENDT, Hannah. A vida do espírito. Tradução de Antonio Abranches e Helena Martins. 2. ed. Rio de Janeiro: Relume Dumará, Ed. UFRJ, 1993.

ARENDT, Hannah. As origens do totalitarismo. Trad. de Roberto Raposo. 10. reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

ARENDT, Hannah. Crises da república. Trad. de José Volkmann. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013a.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. 7a ed. São Paulo: Perspectiva, 2013b.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2007.

BENHABIB, Sheyla. El juicio y las bases morales de la política en el pensamiento de Hannah Arendt. El ser y el otro en la ética contemporânea. Barcelona, Gedisa, p. 139-163, 2006.

BERTOLAZO, I. N.. O conceito de espaço da aparência em Hannah Arendt. Ciência e Humanidades, v. IV, p. 1-21, 2013.

BRAYNER, Flávio. Um mundo entre os homens(um confronto entre Hannah Arendt e Paulo Freire). In: 32°ANPED, 2009, Caxambu-MG. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009. p. 81.

CARVALHO, José Sérgio Fonseca. Educação: uma herança sem testamento. Diálogos com o pensamento de Hannah Arendt. 1. ed. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2017. v. 1. 144p.

CENCI, Angelo Vitório; CASAGRANDA, Edison Alencar. Alteridade, ação e educação em Hannah Arendt. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE), v. 48, p. 172-191, 2018.

CÉSAR, Maria Rita de Assis; DUARTE, André. Hannah Arendt: pensar a crise da educação no mundo contemporâneo. Educação e Pesquisa, v. 36, p. 823-837, 2010.

COHEN, Stanley. Folk Devils and Moral Panics. Great Britain: MacGibbon e Kee Ltda. 1972.

ECCEL, DAIANE. ENTRE A CONSERVAÇÃO DA MEMÓRIA E A POSSIBILIDADE DE NOVAS FUNDAÇÕES: O QUE PERMANECE DA TRADIÇÃO EM HANNAH ARENDT?. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS), v. 23, p. 267-286, 2018.

FERNANDES L. A.; GOMES, J. M. M. Relatório de pesquisa nas Ciências Sociais: Características e modalidades de investigação. ConTexto, Porto Alegre, v. 3, n. 4, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

MORETTI, Sérgio Luiz do Amaral. A escola e o desafio da modernidade. Sumários Revista da ESPM, v. 6, n. 1, p. 55-61, 2013.

OLIVEIRA, Davison Schaeffer de. Hannah Arendt: a origem da noção de autoridade. Revista Ética e Filosofia Política, v. 1, n. 9, 2006.

PASSOS, Fábio Abreu. A CULTURA E A OBRA DE ARTE NA FILOSOFIA POLÍTICA DE HANNAH ARENDT: SINAIS DA ESTABILIDADE DO MUNDO. Síntese: Revista de Filosofia, v. 44, n. 138, p. 5-5, 2017a.

PASSOS, Fábio Abreu. Uma análise da sociedade de massa a partir da perspectiva de Hannah Arendt. Saberes Interdisciplinares, v. 3, n. 5, p. 61-77, 2017b.

RAMOS, Moacyr Salles; SANTORO, Ana Cecília dos Santos. Pensamento freireano em tempos de escola sem partido. Revista Inter Ação, v. 42, n. 1, p. 140-158, 2017.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SCHÜTZ, Jenerton Arlan. EDUCAÇÃO E TRADIÇÃO: UM DIÁLOGO ENTRE HANNAH ARENDT E WALTER BENJAMIN1. Salão do Conhecimento, p. 2318-2385, 2016.

Téléchargements

Publié-e

2022-03-21

Comment citer

Rosa Borges, R. C. ., & Souza Tabosa Freitas, R. de C. (2022). EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA: uma reflexão sobre políticas autoritárias e espaço público à luz arendtiana. Momento - Diálogos Em Educação, 31(01), 177–195. https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13659

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.