Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico

Autores

  • Carla Pires Antunes Instituto de Educação - Universidade do Minho
  • Maria Flor Dias Instituto de Educação - Universidade do Minho
  • Sara Reis da Silva Instituto de Educação - Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.5318

Palavras-chave:

Educação Literária, Educação Dramática.

Resumo

Neste breve ensaio, divulga-se e reflete-se acerca de um projeto interdisciplinar, dinamizado no período de 2013-2015, no âmbito da Licenciatura em Educação Básica, no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Procura-se acentuar a transversalidade da língua portuguesa, materializada em textos literários, mas também alargar a própria cultura artística, nomeadamente, no domínio da criação e fruição teatrais. Numa primeira fase, é proposto conhecer a cultura literária dos alunos da licenciatura para, posteriormente, no contexto de disciplinas como a ”Literatura para a Infância e Juventude” e a “Expressão e Educação Dramática”, alargar o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral); desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos de dizer e de oralidade (narração, formas poético-líricas e texto dramático); perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria da capacidade de desconstrução de textos e, consequentemente, para a formação de futuros cidadãos ativos na leitura do texto-mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Pires Antunes, Instituto de Educação - Universidade do Minho

Doutorada em Educação Dramática. Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, na área de Educação e Expressão Dramática/Teatro, no Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física.

Maria Flor Dias, Instituto de Educação - Universidade do Minho

Maria Flor Dias é Doutorada em Estudos da Criança, na Área de Especialização de Educação Dramática, pela Universidade do Minho e investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). É Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, na área de Educação e Expressão Dramática/Teatro, no Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física.

Sara Reis da Silva, Instituto de Educação - Universidade do Minho

Sara Raquel Duarte Reis da Silva é Doutorada em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, na Especialidade de Literatura para a Infância. Desenvolve a sua docência e a sua investigação na área dos estudos literários e, em particular, da literatura de potencial receção infanto-juvenil, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, no Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão. Integra a equipa responsável pelo projeto Gulbenkian – Casa da Leitura (www.casadaleitura.org). Participou no projeto de Reestruturação do Ensino Secundário em Timor-Leste, integrando a equipa responsável pela disciplina de Temas de Literatura e Cultura. É investigadora da Rede Temática “Las literaturas infantiles y juveniles del marco ibérico. Su influencia en la formacion literaria y lectora” (RED LIJMI - www.usc.es/lijmi).

Referências

ANTUNES, Carla. A criação dramática: o fazer e o pensar: um estudo com futuros professores do 1º ciclo do Ensino Básico, Tese de Doutoramento, Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho, Portugal, 2006. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1822/7293>. Acesso em: 3 maio 2007.

BORTOLIN, Sueli. Mediação Oral da Literatura: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. Thesis (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010, 232 f. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/PosGraduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/bortolin_s_do_mar.pdfn. Acesso em: 5 junho 2013.

BOAL, A. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

BUESCU, Helena C. et al. Metas Curriculares de Português – Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, 2012.

CERRILLO, Pedro. Los nuevos lectores: La formación del lector literario. p. 12 (texto impresso, 20 pp.), 2004. Disponível em: <http://www.alonsoquijano.org/cursos2004/cursos%202005/promocion_lectura/ponencia/Los%20nuevos%20lectores.%20Pedro%20Cerrillo.pdf>. Acesso em: 30 agosto 2005.

COMPAGNON, Antoine. Para Que Serve a Literatura? Porto: Deriva, 2010.

FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares nas escolas. S. Paulo: Cortez, 2001.

GOMES, José António. Leitura, Literatura para a Infância e Bibliotecas Escolares. Vértice, nº 120, p. 5-21, novembro-dezembro 2004.

GOMES, José António. Literatura para a infância e a juventude e promoção da leitura. Disponível no portal do Projeto Gulbenkian/Casa da Leitura, (s/d).

HERDEIRO, Maria Bernardette. Dimensão pedagógica da leitura. AA.VV. Problemática da Leitura – aspectos sociológicos e pedagógicos. Lisboa: INIC, p. 35-47, 1980.

KOUDELA, Ingrid. Jogos Teatrais. S. Paulo: Perspetivas, 1988.

LÓPEZ MOLINA, Juan. Por una educación literaria a partir de la LIJ. CLIJ – Cuadernos de Literatura Infantil y Juvenil, Nº 167, jan. 2004. p. 13.

MACEDO, Ana Cristina & GOMES, José António. Educação Literária (1º ciclo) e o lugar da escrita de Sidónio Muralha na formação de leitores. In: SILVA, Maria Madalena M. C. Teixeira da & MOCIÑO, Isabel (Coord.). Literatura para a Infância e a Juventude e Educação Literária. Porto: Deriva, 2013. p. 73-91.

MARQUES, F. Costa. A Análise Literária. Coimbra: Livraria Almedina, 1972.

MATEO, Pepito. El Narrador Oral Y El Imaginário. Guadalajara: Palabras del Cantil, 2010.

NAVES, Bobes, M. Semiologia de la obra dramática. Madrid, Arco/Libros, 1997.

NAVES, Bobes, M. Teatro Y Semiología. ARBOR. CLXXVII, 699-700, Marzo-Abril, p. 497-508, 2004. Disponível em: <http://arbor.revistas.csic.es>. Acesso em: 7 junho 2013.

ROIG RECHOU, Blanca Ana. Educación Literaria e Historias Literarias. In: A Mi Dizen Quantos Amigos EY – Homenaxe ao Professor Xosé Luís Couceiro. Santiago de Compostela: USC, 2008. pp. 33-342.

SILVA, Maria Madalena M. C. T. & MOCIÑO, Isabel (coord.). Literatura para a Infância e a Juventude e Educação Literária. Porto: Deriva, 2013.

SILVA, Sara Reis da (coord.) Do Livro à Cena. Porto: Deriva, 2009.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. S. Paulo: Perspetiva, 1992.

TURUEL, Motos Tomás. Dinamización lingüística de textos teatrales: Que hacer con los textos teatrales en clase de lengua y literatura. In: MOTOS Turuel, Tomás (Coor.). Teatro y juego dramático. Barcelona: Graó, 1999. p.65-77.

VARLEY, Júlia. Pedras d’ água: bloco de notas de uma atriz do Odin Teatro. Ed. Teatro Caleidoscópio & Editora Dulcina, 2011.

ZHUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. S. Paulo: Hucitec, 1997.

Downloads

Publicado

2017-07-15

Como Citar

Antunes, C. P., Dias, M. F., & da Silva, S. R. (2017). Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico. Momento - Diálogos Em Educação, 26(1), 161–176. https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.5318

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.