DIREITOS HUMANOS, DIFERENÇAS E EDUCAÇÃO

desafios para o cotidiano escolar

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13436

Mots-clés :

Direitos Humanos. Valorização das diferenças. Educação e Direitos Humanos. Cotidiano escolar.

Résumé

A situação dos Direitos Humanos atravessa especialmente no nosso país, um momento particularmente complexo e controvertido. Tendências conservadoras e antidemocráticas fragilizam sua afirmação na sociedade, especialmente no que se refere aos direitos de sujeitos e grupos socioculturais considerados diferentes do ponto de vista de suas características étnico-raciais, de gênero, orientação sexual, religiosas, entre outras. O presente trabalho pretende discutir as principais relações entre Direitos Humanos, diferenças e educação. Aborda as implicações sociopolíticas, assim como aprofunda a tensão igualdade-diferença e os desafios que esta tensão apresenta para o cotidiano escolar. Analisa também a perspectiva da educação em Direitos Humanos, tendo em vista o tema da diferença a importância do empoderamento neste contexto. Tem por base resultados de pesquisas realizadas pelo grupo de estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas (GECEC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. Defende que a articulação entre igualdade e diferença constitui o núcleo central de uma educação democrática que reconheça e promova o empoderamento dos diferentes sujeitos socioculturais, particularmente dos inferiorizados e subalternizados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Yrama Siqueira Fernandes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC - Rio

Doutora e Mestre  em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pós-Graduada em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Gama Filho (UGF). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Participante do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas (GECEC). E-mail de contato : yrama002@gmail.com

 

Vera Maria Ferrão Candau, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC - Rio

Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Bacharel e Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora titular emérita do Departamento de Educação da PUC-Rio. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas (GECEC). E-mail de contato: vmfc@puc-rio.br

Références

ANDRADE, Marcelo. A diferença que desafia a escola: a prática pedagógica e a perspectiva intercultural. 1. ed. Rio de Janeiro: Quartet; Faperj, 2009.

ANDRADE, Marcelo. É a educação um direito humano? Por quê? In: SACAVINO, Susana; CANDAU, Vera Maria (orgs.). Educação em Direitos Humanos: temas, questões e propostas. Petrópolis: DP et Alli .2008.

ANDRADE, Marcelo; CÂMARA. Luiz. Diferenças silenciadas e diálogos possíveis: a pesquisa em educação como superação de silenciamento. In: ANDRADE, Marcelo (org.). Diferenças silenciadas: pesquisas em educação, preconceitos e discriminações. Rio de Janeiro: 7Letras. 2015.

BERTH, Joice. Empoderamento. Coleção Feminismos Plurais. São Paulo: Pólen, 2019.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Um lavrador um dia em Minas. In: COSTA, Renato Pontes; CALHAU, Socorro (orgs). “... e educação para o povo, tem?” Rio de Janeiro: Caetés, 2010.

CANDAU, Vera Maria (org.). Didática: tecendo/reinventando saberes e práticas. Rio de Janeiro: 7letras. 2018.

CANDAU, Vera Maria. Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? Rio de Janeiro: 7Letras.2016.

CANDAU, Vera Maria. Qualidade da educação: questões e desafios. In: CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana Beatriz (orgs.). Educação: temas em debate. Rio de Janeiro: 7 letras. 2015.

CANDAU, Vera Maria. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educação e Sociedade, Campinas, v.33, n. 120, p. 715-726, 2012.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Ed. Saraiva, 2004.

COSTA, Renato Pontes; CALHAU, Socorro (orgs.). E educação para o povo, tem? Rio de Janeiro: Caetés, 2010.

CHAUÍ, Marilena. Saudação a Boaventura de Sousa Santos. In. SANTOS, Boaventura de Sousa. Direitos Humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez, p.23-40, 2013.

CORTESÃO, Luisa; STOER, S. “Levantando a Pedra”: da pedagogia inter/multicultural às políticas educacionais numa época de transnacionalização. Porto: Afrontamento, 1999.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação nas constituições brasileiras. In: VEIGA, Cynthia Greive (org.). Carlos Roberto Jamil Cury: intelectual e educador. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ESCRIVÃO FILHO, Antônio; SOUSA JUNIOR, José Geraldo de. Para um debate teórico-conceitual e político sobre os direitos humanos. Belo Horizonte: Editora D’plácido, 2016.

HADDAD, S. O direito à educação no Brasil. In: Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação. Curitiba: DhESC Brasil, 2004.

LINDGREN-ALVES, José Augusto. Os direitos humanos na pós-modernidade. São Paulo: Perspectiva, 2013.

MAGENDZO, Abraham. Pedagogía Crítica y educación em Derechos Humanos. Paulo Freire. Revista de Pedagogia Crítica, 2º ano, 2003.

NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos: adotada e proclamada pela resolução 217 (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Brasília, DF, 1998. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001394/139423por.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2018.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Pedagogia do conflito: escola e democracia sob as lentes da sociologia das ausências. In: FREITAS, Ana Lúcia Souza de; MORAES, Salete Campos de (orgs.). Contra o desperdício da experiência: a pedagogia do conflito revisitada. Porto Alegre: Redes Editora, 2009, p. 77-102.

PIOVESAN, Flávia. Concepção contemporânea de direitos humanos. In: HADDAD, Sérgio; GRACIANO, Mariângela (orgs). A educação entre os direitos humanos. São Paulo: Autores Associados, 2006.

SACAVINO, Susana Beatriz. Democracia e educação em direitos humanos na América Latina. Petrópolis, RJ: DP et Alli; De Petrus; Rio de Janeiro: NOVAMERICA. 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Coimbra: Almedina. 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Direitos humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. Porto: Afrontamento. 2006.

SILVA, Tomás Tadeu da. Teoria Cultural e Educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000

TOMASEVSKY, Katarina. Por que a educação não é gratuita? In: HADDAD, Sérgio; GRACIANO, Mariângela (orgs). A educação entre os direitos humanos. São Paulo: Autores Associados, 2006.

Téléchargements

Publié-e

2022-03-21

Comment citer

Siqueira Fernandes, Y., & Ferrão Candau, V. M. . (2022). DIREITOS HUMANOS, DIFERENÇAS E EDUCAÇÃO: desafios para o cotidiano escolar. Momento - Diálogos Em Educação, 31(01), 40–56. https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13436

Articles similaires

<< < 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.