PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, QUADRAGÉSIMO ANO

novas aproximações

Auteurs-es

  • Leonete Dalla Vecchia Mazaro UNICAMP

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13167

Mots-clés :

Educação, Escola pública, Pedagogia histórico-crítica, Teoria pedagógica

Résumé

Esta resenha apresenta o livro “Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações”, de Dermeval Saviani, editado pela Autores Associados, no ano de 2019.

O livro em tela aborda e trata os diferentes aspectos e problemas do sistema educacional brasileiro, com possibilidades de mudanças e transformação da educação, bem como, divulga uma teoria pedagógica na perspectiva histórico-crítica. Trata o autor sobre a produção da ciência e do conhecimento, bem como analisa os desafios da educação em impulsionar transformações sociais. Com base na pedagogia histórico-crítica discute questões sobre a concepção de mundo, homem e sociedade, realiza a defesa da escola pública, e conclui apontando estratégias de como avançar mesmo ante os desafios teórico e políticos do presente.

Palavras-chave: Educação; Escola pública; Pedagogia histórico-crítica; Teoria pedagógica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Leonete Dalla Vecchia Mazaro, UNICAMP

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco-Cascavel (2003), mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018), e doutoranda em Educação pela Faculdade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é professora titular  da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel-Pr. Já atuou como coordenadora pedagógica municipal, coordenadora pedagógica escolar, assessora técnica pedagógica do Conselho Municipal de Educação de Cascavel-CME/Cascavel e atualmente é regente de classe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia histórico-crítica, currículo, formação de professores e processos de ensino e aprendizagem.

Références

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

Téléchargements

Publié-e

2021-08-05

Comment citer

Dalla Vecchia Mazaro, L. . (2021). PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, QUADRAGÉSIMO ANO: novas aproximações. Momento - Diálogos Em Educação, 30(01). https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13167

Articles similaires

<< < 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.