ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E APRENDIZAGEM AUTORREGULADA DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO

uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16383

Palavras-chave:

Aprender a Aprender, Estratégias da Aprendizagem, Formação Contínua de Professores, Metacognição, Psicologia Cognitiva

Resumo

A aprendizagem estratégica e autorregulada pode ser fomentada pelo ensino de estratégias para o aprender a aprender. Assim, o presente artigo, fruto de uma revisão sistemática de literatura, teve como objetivo mapear pesquisas sobre as concepções de estratégias de aprendizagem e aprendizagem autorregulada, além dos relatos de uso dessas estratégias por parte dos professores em exercício do Ensino Fundamental I, publicadas entre os anos de 2018 e 2023. Aplicados os critérios de seleção e exclusão, oito artigos foram selecionados. Os dados revelaram que os professores em exercício apresentaram concepções limitadas sobre autorregulação da aprendizagem e apontaram estratégias de aprendizagem que utilizaram com alguma frequência. A relevância do tema, aliada à escassez de pesquisas encontradas na presente busca atestam a necessidade de ampliar os estudos sobre a temática, tendo como foco os professores em exercício.

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Biografia do Autor

Isabele Candiotto Sacilotto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestra em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – defesa agendada para 28/06/2024. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia (GEPESP) da UNICAMP. E-mail para contato: isabelecandiotto@gmail.com.

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Ph.D em Educação pela University of Southern California, Los Angeles. Professora titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia (GEPESP) da UNICAMP. E-mail para contato: evely@unicamp.br .

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Publicado

2024-07-18

Como Citar

Sacilotto, I. C., & Boruchovitch, E. (2024). ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E APRENDIZAGEM AUTORREGULADA DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO: uma revisão sistemática de literatura. Momento - Diálogos Em Educação, 33(2), 364–385. https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16383