ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E APRENDIZAGEM AUTORREGULADA DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO
uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16383Palavras-chave:
Aprender a Aprender, Estratégias da Aprendizagem, Formação Contínua de Professores, Metacognição, Psicologia CognitivaResumo
A aprendizagem estratégica e autorregulada pode ser fomentada pelo ensino de estratégias para o aprender a aprender. Assim, o presente artigo, fruto de uma revisão sistemática de literatura, teve como objetivo mapear pesquisas sobre as concepções de estratégias de aprendizagem e aprendizagem autorregulada, além dos relatos de uso dessas estratégias por parte dos professores em exercício do Ensino Fundamental I, publicadas entre os anos de 2018 e 2023. Aplicados os critérios de seleção e exclusão, oito artigos foram selecionados. Os dados revelaram que os professores em exercício apresentaram concepções limitadas sobre autorregulação da aprendizagem e apontaram estratégias de aprendizagem que utilizaram com alguma frequência. A relevância do tema, aliada à escassez de pesquisas encontradas na presente busca atestam a necessidade de ampliar os estudos sobre a temática, tendo como foco os professores em exercício.
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