Gênero, sexualidade e envelhecimento: Miradas pós-críticas na educação e/m saúde.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8642

Palabras clave:

Gênero, Sexualidade, Envelhecimento

Resumen

O texto apresenta as contribuições do GEERGE para o debate educacional e/m saúde sobre as intersecções entre gênero, sexualidade e envelhecimento. O trabalho em tela foi produzido desde miradas pós-críticas articuladas aos estudos feministas e queer, informando problematizações sobre a produção da diferença e o trabalho das pedagogias culturais. O corpus empírico da composição deste ensaio recorre a teses, dissertações e estudos produzidos por integrantes do grupo de pesquisa. Os resultados apontam para o protagonismo desse coletivo de pesquisa na articulação entre envelhecimento, gênero e sexualidade. A aposta central do trabalho é de que o conjunto de trabalhos emergiu de forma difusa, mas balizado pelas posições ético-epistemológicas assumidas pelo grupo na pesquisa sobre gênero e sexualidade no campo educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Altair Pocahy, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação

Citas

ALMEIDA, Wagner; RAXACH, Juan Carlos. 3a Idade, Homossexualidade e HIV. Rio de Janeiro: ABIA, 2013.

ALVARENGA, Luiz Fernando Calage. Flores de plástico não morrem?: educação, saúde e envelhecimento. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRGS, 2006.

ALVARENGA, Luiz Fernando Calage. A arte de envelhecer ativamente: articulações entre corpo, gênero e sexualidade. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRGS, 2012.

DUARTE, Gustavo. O “Bloco das Irenes” : articulações entre amizade, homossexualidade(s) e o processo de envelhecimento. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRGS, 2013.

DOLL, Johannes; RAMOS, Anne Carolina; BUAES, Caroline Stumpf Apresentação - Educação e Envelhecimento. Educação e Realidade, Mar 2015, vol.40, no.1, pp.9-15

DUMARESQ, Leila O cisgênero existe. Disponível em:http://transliteracao.com.br/leiladumaresq/2014/12/o-cisgenero-existe/ Acessado em 20 de junho de 2016.

FOUCAULT, Michel. Defender la sociedad. 1976. Buenos Aires: Fondo de cultura económica de Argentina, 2006.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. A vontade de saber. 1976. Rio de Janeiro: Graal, 1997.

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2001.

HENNING, Carlos Eduardo. Sapinhas, bibinhas e tias: sexualidade, geração e vestuário como formas sociais de distinção identitária. Revista Enfoques, Rio de Janeiro, (7), 2008, pp.18-33.

HENNING, Carlos Eduardo. Gerontologia LGBT: velhice, gênero, sexualidade e a constituição dos “idosos LGBT”. Revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 23, n. 47, jan./abr. 2017, pp. 283-323.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma abordagem pós-estruturalista. Petrópolis (RJ): Vozes: 1997.

LOURO, Guacira Lopes. Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação. Revista de Estudos Feministas, 2001, vol.9, no.2, pp.541-553.

LOURO, G. Heteronormatividade e Homofobia. In JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Diversidade sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas (Org.). Brasília: MEC/ Secad/Unesco, 2009. p. 85-93.

LOURO, Guacira Lopes. Chega de saudade. Entreideias, Salvador, n.19, p.11-20, jan./jun. 2011.

MEYER, Dagmar Estermann. Abordagens pós-estruturalistas de pesquisa na interface educação, saúde e gênero: perspectiva metodológica. (49-64). In MEYER, Dagmar Estermann & Paraíso, Marlucy (Org). Metodologias de Pesquisas Pós-críticas em Educação. BH: Mazza Edições, 2014, pp.49-64

MEYER, Dagmar Estermann; COUTO, Edvaldo. Viver para ser velho? Cuidado de si, envelhecimento e juvenilização. Entreideias, Salvador, n.19, p.11-20, jan./jun. 2011, pp.21-32.

MEYER, Dagmar Estermann. Identidades traduzidas: cultura e docência teuto-brasileira-evangélica no Rio Grande do Sul. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRGS, 1999.

MOTA, Muro P. Homossexualidade e envelhecimento: algumas reflexões no campo da experiência. Sinais, Vitória, (1), 2009, pp. 26-51.

Nuances, Grupo pela Livre Expressão Sexual. Prazer não tem idade. Panfleto. Porto Alegre, 2003.

NUNES, Claudio Ricardo. Trazendo a noite para o dia: apontamentos sobre erotismo, strip tease masculino, pedagogias de gênero e sexualidade Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRGS, 2012.

PAIVA, Antonio Cristian Saraiva). Seres que não importam? Sobre homossexuais velhos. Bagoas: Revista de Estudos Gays, Natal, (3), 2009, pp. 191-208.

PASSAMANI, Guilherme. Sobre memória e condutas homossexuais: problematizando a trajetória de Tom no Pantanal-MS. Equatorial - Revista do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da UFRN, Natal, (3), 2015, 83-102.

POCAHY, Fernando Altair. Entre vapores & vídeos pornôs: dissidências homo/eróticas na trama discursiva do envelhecimento masculino. Rev; Estudos Feministas Florianópolis, (20), 2012, pp. 357-376.

POCAHY, Fernando Altair; DORNELLES, Priscila Gomes. Gênero, sexualidade e envelhecimento: mapeando a pesquisa e a intervenção social LGBT no Brasil. Journal of Studies on Citizenship and Sustainability, v. 1, 2017, pp. 124-138.

POCAHY, Fernando. Entre vapores e dublagens: dissidências homo/eróticas nas tramas do envelhecimento. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRGS, 2011.

PRADO FILHO, Kleber; TETI, Marcela Montalvão A cartografia como método para as ciências humanas e sociais. Barbaroi, (38), 2013, pp. 45-49

RICH, Adrienne. Heterossexualidade compulsória e existência lésbica. Bagoas, Natal, (5), 2010, pp. 17-44.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental. Transformações contemporâneas do desejo. 2006. Porto Alegre: Editora Sulina/ Editora da UFRGS, 2011.

ROSA, Guimarães. O grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguiar, 1994.

SABAT, Rute Francini Ramos. Filmes infantis e a produção performativa da heterossexualidade. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRGS, 2003.

SAGGESE, Gustavo. Do receio de existir ao direito de conviver: reflexões e apontamentos sobre homossexualidade masculina, geração e transformações sociais. Gênero na Amazônia, Belém, (1), 2014, pp. 15-37.

SANTOS, Daniel Kerry ; LAGO, Mara. Estilísticas e estéticas do homoerotismo na velhice: narrativas de si. Sexualidad, Salud y Sociedad , Rio de Janeiro, (15), 2013, pp. 113-147.

SEFFNER, Fernando & DUARTE, Gustavo. E quando não há muito mais o que guardar no armário? Homossexualidades e processos de envelhecimento. Bagoas - Estudos gays, gêneros e sexualidades, Natal, (9), 2015, pp. 57-82.

SEFFNER, Fernando. Derivas da masculinidade: representação, identidade e diferença no âmbito da masculinidade bissexual. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRGS, 2011.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SILVA, Rosimeri Aquino. Identidades heterogêneas na contemporaneidade violenta: um estudo a partir de uma sala de aula singular. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRGS, 2007.

SIMÕES, Julio Assis. Corpo e sexualidade nas experiências de envelhecimento de homens gays em São Paulo. A Terceira Idade, São Paulo, (22), 2011, pp. 7-19.

SIMÕES, Julio Assis. Homossexualidade masculina e curso da vida: pensando idades identidades sexuais. In Carrara, S. [et.al]. Sexualidade e saberes: convenções e fronteiras. (415-447). Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

SIQUEIRA, Monica. Arrasando horrores: uma etnografia das memórias, formas de sociabilidade e itinerários urbanos de travestis das antigas. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2009.

SIQUEIRA, Monica Na Lapa tudo é permitido! A Lapa sob o olhar e a experiência de travestis das antigas. Iluminuras, Porto Alegre, (19), 2008, pp. 1-17.

SIQUEIRA, Monica Sou senhora: um estudo antropológico sobre travestis na velhice. Dissertação de Mestrado, UFSC, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. PPG em Antropologia Social, Florianópolis, 2004.

SOARES, Rosângela. Namoro MTV - juventude e pedagogias amorosas/sexuais no Fica comigo. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRGS, 2005.

SOUZA, Jane Felipe. Governando mulheres e crianças; Jardins de Infancia em Porto Alegre na primeira metade do século XX. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRGS, 2000.

TERTO-JR, Veriano. No escurinho do cinema. Socialidade orgiástica nas tardes cariocas. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PUCRJ, 1987

ZAMBONI, Marcio. Aids, longa duração e o trabalho do tempo: narrativas de homen que vivem com HIV há mais de 20 anos. Política & Trabalho, Campina Grande, (1), 2015, pp. 69-90.

Publicado

2019-12-18

Cómo citar

Pocahy, F. A. (2019). Gênero, sexualidade e envelhecimento: Miradas pós-críticas na educação e/m saúde. Momento - Diálogos Em Educação, 28(3), 87–111. https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8642

Número

Sección

Dossiê temático

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.