Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8056

Palabras clave:

Educação Infantil. Formação Inicial. Docência.

Resumen

Questões integrantes dos debates a respeito da formação inicial para a docência na Educação Infantil constituem o foco de reflexão deste artigo. Desenvolvida a partir de estudo mais amplo sobre a formação inicial de professores, a pesquisa, com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com procedimento de levantamento bibliográfico. Como resultados, evidenciam-se fragilidades da formação inicial, sobretudo quando focalizada a docência para a Educação Infantil em aspectos que envolvem políticas públicas dirigidas a esse campo de trabalho. Com isso, ressaltam-se reivindicações de fortalecimento dos processos formativos, na interação entre as instituições e os sujeitos envolvidos nesse contexto, no horizonte de fomentar avanços nas políticas públicas que sustentam o trabalho educativo desenvolvido na primeira etapa da Educação Básica.

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Biografía del autor/a

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, ES – Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores - GRUFAE.

Maria Nilceia de Andrade Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo; integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores - GRUFAE; Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Vitória - ES; Professora da Faculdade Estácio de Vila Velha.

Karina de Fátima Giesen, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo; integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores - GRUFAE.

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Publicado

2019-04-25

Cómo citar

Côco, V., Vieira, M. N. de A., & Giesen, K. de F. (2019). Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia. Momento - Diálogos Em Educação, 28(1), 417–435. https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8056

Número

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