<b>Culturas da infância nos espaços-tempos do brincar: estratégias de participação e construção da ordem social em um grupo de crianças de 4-6 anos</b>

Autores/as

  • Angela Meyer Borba

Palabras clave:

Culturas infantis. Brincadeira. Sociologia da infância

Resumen

Este trabalho, fundamentado nos estudos da sociologia da infância, é resultado da tese de doutorado que teve como objetivo compreender como as crianças constituem suas culturas da infância, nas relações que estabelecem entre si e nas formas de ação social que constroem nos espaços-tempos do brincar. Neste recorte, inicialmente apresento as principais referências teóricas e a configuração metodológica da pesquisa. Em seguida, analiso a participação social das crianças no contexto da brincadeira coletiva, apontando as estratégias que elas utilizam para entrar em um grupo de brincadeira, assim como as ações de resistência ou aceitação às tentativas de entrada de uma criança.

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Biografía del autor/a

Angela Meyer Borba

Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984). É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente na área dos estudos da infância e da educação infantil.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2008-06-10

Cómo citar

Borba, A. M. (2008). <b>Culturas da infância nos espaços-tempos do brincar: estratégias de participação e construção da ordem social em um grupo de crianças de 4-6 anos</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 18(1), 35–50. Recuperado a partir de https://furg.emnuvens.com.br/momento/article/view/749

Número

Sección

Artigos

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