O conhecimento escolar como reimaginação da cultura: articulando diferenças a partir da escola

Autores/as

  • Luis Paulo Cruz Borges Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.6805

Palabras clave:

Conhecimento escolar. Escola. Cultura. Currículo e diferença.

Resumen

O conhecimento escolar como reimaginação da cultura constitui o objeto de estudo deste ensaio. Com ele busca-se articular o debate em torno do eixo: currículo, identidade e diversidade/diferença, entendendo a centralidade do conhecimento no jogo político na atualidade. A escola e o currículo, aqui, são entendidos como produtores de diferenças. O conceito de diferença é requerido como permanente mote de produção de subjetividades nos processos de enunciação da própria ação cultural (BHABHA, 2007). Assim, num primeiro momento conceitua-se o conhecimento escolar, entre o crítico e o pós-crítico, entendo que tais dimensões estão pautadas a partir da ideia da escola como produtora de diferença. Argumenta-se que o conhecimento escolar é (re)imaginação da cultura. No segundo momento, trabalha-se a partir da ideia de que a escola moderna está sob rasura e vem apresentando possibilidades analíticas importantes para repensarmos o papel do conhecimento num projeto de disputa de significação e hegemonias. À guisa de conclusão, assume-se que a reimaginação do conhecimento, e da própria escola, pode ser encarada como uma política de produção curricular.

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Biografía del autor/a

Luis Paulo Cruz Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor do Instituo de Aplicação Fernando Rodrigues Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ).

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Publicado

2018-08-17

Cómo citar

Borges, L. P. C. (2018). O conhecimento escolar como reimaginação da cultura: articulando diferenças a partir da escola. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 369–385. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.6805

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