VELHICE, EDUCAÇÃO E GÊNERO

intersecções na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9137

Palavras-chave:

Velhice, Gênero, Educação, Educação de Jovens e Adultos (as).

Resumo

O presente estudo buscou analisar os significados que as mulheres idosas – participantes de um Programa de Educação de Jovens e Adultos – atribuem à educação. Para tanto, lançou-se mão da pesquisa qualitativa, com auxílio das pesquisas de tipo bibliográfica, documental e de campo, além das técnicas de observação direta e entrevista não estruturada. Como campo da pesquisa, selecionou-se um Programa de EJA em uma escola municipal, com a participação de cinco alunas, cujas narrativas foram interpretadas à luz da Hermenêutica-Dialética. As suas percepções foram reunidas em três categorias empíricas: lazer/sociabilidade, cidadania/pertença, liberdade/autonomia. Os significados foram muito diversos, mas todos concorreram para a necessidade de ampliação de espaços educacionais para as mulheres, especialmente na velhice, em que possam reconhecer suas demandas singulares no decorrer de todas as fases da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Maria Gomes Menezes, Universidade Federal do Ceará

Possui Doutorado em Educação (UFC), Professora Adjunta - A do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação (FACED) da UFC.

Referências

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000.

ARENDT, Hannah. A condição humana. 10. ed. Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2000.

BEUREN, Ilse M.; RAUPP, Fabiano M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais In: BEUREN, Ilse M. (Org). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BRITTO DA MOTTA, Alda. As dimensões de gênero e classe social na análise do envelhecimento. Cadernos Pagu (13): pp.191-221, 1999.

______. Pesquisa e relações em Campo – Subjetividades de Gênero e de Geração. In: BRITTO DA MOTTA, Alda; AZEVEDO, Eulália. L.; GOMES, Márcia. (Orgs.). Reparando a falta: dinâmica de gênero em perspectiva geracional. Salvador: UFBA / Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a mulher. P. 11-25, 2005.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

DEBERT, Guita G. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fapesp, 1999.

BRASIL. Lei N.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que aprova a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dá outras providências. Brasília, 1996.

______. Lei Nº. 10.741 de 01 de outubro de 2003, que aprova o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Brasília, 2003.

FALEIROS, Vicente de P. Cidadania: os idosos e a garantia de seus direitos. In: NERI, Anita L. (Org.). Idosos no Brasil: Vivências, desafios e expectativas na terceira idade. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo. Edição SESC, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

GIDDENS, Anthony. Sociologia do corpo: saúde, doença e envelhecimento. In: ______. Sociologia. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2005. P. 128 – 149.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. IBGE. Perfil dos Idosos responsáveis por domicílios no Brasil 2010. Rio de Janeiro: Estudos e Pesquisas, Informação demográfica e socioeconômica, n.9, 2010.

LAURETIS, Teresa. A tecnologia do gênero. In: HOLLANDA, Heloísa B. de (Org.) Tendências e impasses. O feminismo como crítica da modernidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

LLOYD-SHERLOCK, Peter. Ageing, development and social protection: a research agenda. Madri: UNRISD Meeting on Ageing, Development and Social Protection, 2002.

LOURO, Guacira L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2003.

______. Mulheres nas salas de aulas. In: Del Priore, Mary. (Org.) História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997.

MINAYO, Maria Cecília de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, 2011.

NERI, Anita L. Envelhecer num país de jovens. Campinas: UNICAMP, 2008.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______. Feminização da velhice. In: ______. (Org.). Idosos no Brasil: vivências, desafios e expectativas na terceira idade. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, Edições SESC/ SP, 2008.

PAIVA, Vilma M. B. Relações intergeracionais. In: ______. O idoso e a construção do envelhecimento saudável. Fortaleza: Banco do Nordeste, pp. 73 – 82, 2006.

SILVEIRA, Nadia D. R. A pessoa idosa: educação e cidadania. São Paulo: Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social/ Fundação Padre Anchieta, 2009.

SOIHET, Rachel. Condição Feminina e formas de violência: mulheres pobres e ordem urbana, 1890-1920. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis/ RJ: Vozes, 1995.

VERAS, Renato. País jovem de cabelos brancos: a saúde do idoso no Brasil. Rio de Janeiro: Relume-Dumará & UnATI/UERJ, 2011.

Downloads

Publicado

2021-05-04 — Atualizado em 2021-05-05

Versões

Como Citar

Menezes, K. M. G. (2021). VELHICE, EDUCAÇÃO E GÊNERO: intersecções na Educação de Jovens e Adultos . Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9137 (Original work published 4º de maio de 2021)

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.