Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada

Autores/as

Palabras clave:

Alfabetização. Formação de professores. Processos de ensino e de aprendizagem.

Resumen

A prática pedagógica alfabetizadora na educação de jovens e adultos e a formação do docente para essa modalidade de ensino são os temas que nortearam o projeto de intervenção realizado no Mestrado Profissional em Educação. Esta intervenção justificou-se pelos elevados índices de não aprendizagem, reprovação e evasão nas turmas de alfabetização. O objetivo geral foi o de construir coletivamente um espaço de formação continuada com os professores da EJA, no qual fossem socializadas, analisadas e compreendidas as práticas alfabetizadoras na busca de um referencial metodológico para ensinar a ler e a escrever todos os alunos. A constituição do grupo de estudos contribuiu para mudanças na abordagem pedagógica utilizada nas aulas, o que possibilitou concluir provisoriamente que o objetivo do projeto foi alcançado.

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Biografía del autor/a

Marli Pardo Legemann Oliveira, Unipampa

Orientadora Educacional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Orientadora Educacional da Prefeitura Municipal de Pelotas. Mestre em Educação: Mestrado Profissional em Educação - UNIPAMPA - Jaguarão/RS -

Suzana Schwartz, Unipampa

Doutora em Educação pela PUCRS. Professora adjunta na Unipampa

Citas

REFERÊNCIAS

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Publicado

2016-08-30

Cómo citar

Oliveira, M. P. L., & Schwartz, S. (2016). Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada. Momento - Diálogos Em Educação, 24(1), 139–150. Recuperado a partir de https://furg.emnuvens.com.br/momento/article/view/5075

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