LA EDUCACIÓN EN DERECHOS HUMANOS INCLUIDA EN LOS PROYECTOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE LOS CENTROS DE DETENCIÓN DE LA FUNDACIÓN CASA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13649

Palabras clave:

Educación en derechos humanos, Proyecto Político-Pedagógico

Resumen

El trabajo, resultado de una tesis de maestría, aborda la Educación en Derechos Humanos (HDE) en el contexto de instituciones que albergan a adolescentes que atienden una medida socioeducativa de hospitalización en la Fundação CASA, en el estado de São Paulo. El objetivo es identificar contenidos, valores y prácticas convergentes con EDH presentes en los Proyectos Político Pedagógicos (PPPs) de la Fundación CASA. El abordaje del problema es cualitativo y su objetivo es exploratorio. Los procedimientos técnicos adoptados son la investigación documental y bibliográfica. Los documentos analizados son: PPP de los centros de detención de la Fundación CASA, Estatuto de la Niñez y la Adolescencia (ECA), Servicio Nacional Socioeducativo (SINASE), Plan Nacional de Educación en Derechos Humanos, Programa Nacional de Derechos Humanos 3 y Lineamientos Nacionales de Educación en Derechos Humanos. Se analizaron dos PPP, una muestra de conveniencia, a través de una matriz elaborada a partir de las indicaciones y recomendaciones de los documentos de referencia citados. Los resultados revelaron que las expresiones DH y EDH aparecen explícitamente pocas veces en los documentos analizados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Zanelli Silva Fava, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Rio Preto/ UNIRP (2009-2013). Pós-graduada lato sensu com especialização em Direito Público pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci/ Grupo UNIASSELVI (2014-2015). Mestre em Ensino pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Advogada do Centro de Referência e Atendimento à Mulher, da Secretaria Municipal de Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de São Jose do Rio Preto. Professora substituta na Faculdade Unilago. E-mail: cazanelli@hotmail.com

Ana Maria Klein, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Graduada em Pedagogia e Ciências Sociais (USP, 1989/2000). Mestre e Doutora em Educação (USP, 2006/2011). Assessora da Coordenadoria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (UNESP). Professora da Graduação e pós-graduação (UNESP). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq em Direitos Humanos, Educação e Diversidades (DiHEDi). Vice-coordenadora da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos/SP. Foi membro da Comissão relatora das Diretrizes Nacionais de EDH junto ao CNE. E-mail: ana.klein@unesp.br

Citas

ANTÃO, R. C. N. O direito à educação do adolescente em situação de privação de liberdade. 2013. 223f. Dissertação (Mestrado em Direito), Programa de Direitos Humanos. Universidade de São Paulo, São Paulo.

BRASIL. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Brasília, DF, 1940.

BRASIL. Decreto-Lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941. Lei das Contravenções Penais. Brasília, DF, 1941.

BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988.

BRASIL. Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990.

BRASIL. COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, PNEDH. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, 2006a.

BRASIL. SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS E CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Resolução nº 113, de 19 de abril de 2006. Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2006b.

BRASIL. Conselho Nacional DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Resolução nº 119, de 11 de dezembro de 2006. Dispõe sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e dá outras providências. Brasília, DF: Conanda, 2006c.

BRASIL. Emenda Constitucional n° 59/2009. Lei n° 13.005/2014. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 2009.

BRASIL. SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009. Programa Nacional de Direitos Humanos, PNDH-3.. 2. ed. rev. e atual. Brasília: SDH/PR, 2010.

BRASIL. MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CONSELHO PLENO. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF, 2012a.

BRASIL. Ministério de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Diário Oficial da União, Brasília, 31 de maio de 2012b, Seção 1.

BRASIL. Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional. Brasília, DF: 2012c.

JUNQUEIRA, I. C. Ato Infracional e Direitos Humanos. A internação de adolescentes em conflito com a lei. Campinas: Servanda, 2014.

MONTEIRO, A. Apresentação da Coleção. In: CAPUCHO, V. Educação de jovens e adultos: prática pedagógica e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Genebra, 1948. Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas. Ratificada pelo Brasil em 1998. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001394/139423por.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.

SÃO PAULO. Fundação CASA. Portaria nº 366/2015. Escola Nacional de Socioeducação – ENS, no âmbito da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. São Paulo, 2015.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23ed. Rev. e atual. 5 reimpressão. Ed. Cortez. São Paulo, 2007.

UNESCO. Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos – PMEDH. Nova York e Genebra, 2006.

Publicado

2022-03-21

Cómo citar

Zanelli Silva Fava, C., & Klein, A. M. (2022). LA EDUCACIÓN EN DERECHOS HUMANOS INCLUIDA EN LOS PROYECTOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE LOS CENTROS DE DETENCIÓN DE LA FUNDACIÓN CASA. Momento - Diálogos Em Educação, 31(01), 135–156. https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13649

Artículos similares

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.