REFLEXÕES SOBRE UMA ESCOLA QUILOMBOLA NA COMUNIDADE DE CASCA/RS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.9337

Keywords:

Quilombolas, educação, diretrizes curriculares quilombolas

Abstract

O presente artigo busca, mediante a apresentação de uma escola localizada no Quilombo de Casca, no Rio Grande do Sul, apresentar tanto a história da escola quilombola, quanto as experiências e práticas escolares nesse contexto, trazendo questionamentos sobre como a escola é percebida na comunidade. A construção do texto apresenta certos questionamentos que envolvem a comunidade quilombola de Casca e que indicam as percepções da própria comunidade com relação à escola, tanto no que se refere aos projetos trabalhados ao longo do ano na escola, como a formação e professoras e professores para pensar as diretrizes curriculares quilombolas. Também são apresentados autores para fundamentar a educação quilombola e conhecer as diretrizes curriculares quilombolas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rosana Severo da silva, Universidade federal do Rio Grande

mestranda em educação ambiental

References

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. 2013.

CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n. 37. Jan./abr. 2008. p. 45-55.

FONSECA, M. V. A história da educação dos negros no Brasil. Niterói: EdUFF, 2016.

GEERTZ, Clifford 1926, A interpretação das culturas/ Clifford Geertz.- 1.ed. 13 reimpr. Rio de Janeiro: LTC 2008. p .323.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

LEITE. Ilka Boaventura.Os quilombos no Brasil: Questões conceituais e normativas. Caderno de textos e debates do NUER nº 7. Florianópolis: NUER/UFSC, 2000.

LEITE, Ilka Boaventura. O legado do testamento: A Comunidade de Casca em perícia. 2ª. Ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS: Florianópolis: NUER/UFSC, 2004.

MOURA, Clovis. Rebelião da Senzala.4.ed. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1992.

OLIVEIRA, I; PESSANHA, M. J (Org.) Educação e Relações Raciais. Rio de Janeiro/Niterói- 2016

PARÉ, OLIVEIRA, VELLOSO. A educação quilombola para quilombolas: experiências de São Miguel dos Pretos em Restinga Seca (RS) e da comunidade kalunga do engenho II(GO). Cad. Cedes, Campinas, vol.27, n. 72, p. 215-232, maio/ ago. 2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

PEREIRA, M.S. Quilombos, revoltas e Fugas: p 113 a 127. Disponível em <https://quilombos.wordpress.com/legislacao> Acessado: em 05.07.2017

SANTOS, Simone Valdete dos; SILVA, Paulo Sérgio da (org.). Proeja Quilombola. Pelotas: Editora Universitária/UFPEL, 2010.

SILVA, G. M.. Currículo Escolar: identidade e Educação Quilombola. Cadernos ANPAE, v. 11, p. 1 - 4, 2011.

SOUZA, B. O. Aquilombar-se: panorama histórico, identitario e político do movimento quilombola brasileiro. Universidade Federal de Brasília. Dissertação de mestrado.2008.

VELÁSQUES, C. "Quilombolas". In: RICARDO, B. e CAMPANILI, M. (Ed.). Almanaque Brasil Socioambiental 2008. Instituto Socioambiental. 2007. p. 234-235.

Published

2020-12-03

How to Cite

Paixão, C. de F., & da silva, R. S. (2020). REFLEXÕES SOBRE UMA ESCOLA QUILOMBOLA NA COMUNIDADE DE CASCA/RS. Momento - Diálogos Em Educação, 29(2). https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.9337

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.