E-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: implicações na constituição da identidade docente

Autores

  • Eduardo Oliveira Miranda Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.
  • Jefferson da Silva Moreira UEFS
  • Maria Cecília de Paula Silva UFBA

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7842

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Meio Ambiente. Formação Docente.

Resumo

Com os processos de formação e aprendizagem da docência de futuras pedagogas originou-se a seguinte problemática: De que forma a oficina Arte-educação e Educação Ambiental pode contribuir nas concepções de meio ambiente de futuras pedagogas do município de Ipirá, Bahia? A proposta da oficina seguiu os princípios da Pesquisa-Ação Participativa (PIMENTA, 2006; BRANDÃO, 2007). Para tal, nos pautamos nas concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental apresentadas por Reigota (2009) e Medida (1997). A análise dos primeiros achados empíricos leva-nos a afirmar que se faz urgente a amplitude das abordagens que abarquem os aspectos históricos, culturais, políticos e supere a dicotomia homem x natureza.

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Biografia do Autor

Eduardo Oliveira Miranda, Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.

Licenciado em Geografia - Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2011). Pedagogo - FAC (2016). Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade - UEFS (2014). Doutorando em Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Especialista em Ensino de Geografia - UCAM (2017). Especialista em Educação Ambiental com Enfase em Espaços Educadores - UFBA (2017). Foi aluno especial do Programa de Pós-graduação em Educação da UNEB na disciplina Educação, Subjetividade e Formação. Tem experiência docente na Educação Básica, Ensino Superior e Pós-Graduação. Desenvolve produções com foco em Educação e Cultura. Destarte, atua com as seguintes temáticas: Geografia Escolar; Formação Docente; Currículo, Metodologia e Didática; Educação das Relações Étnicas e Corpo. No momento, é membro dos grupos de estudos "Linguagens Visuais: Memória e Cultura - UEFS", "Artes do Corpo: memória, imagem e imaginário - UEFS", "Educação e Relações Étnicas :saberes e práticas de Legado Africano, Indígena e Quilombolas - UESB" e "HCEL - Historia da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade - UFBA" nos quais desenvolve pesquisas, bem como produções científicas (artigos, minicursos, oficinas, entre outros), (eduardomiranda48@gmail.com).

Jefferson da Silva Moreira, UEFS

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UEFS). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC), campus Salvador. Atualmente, exerce a função de Coordenador Pedagógico na Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde - Bahia, além de ministrar o componente curricular Conhecimentos Pedagógicos no Centro de Estudos, Formação e Apoio Pedagógico (CEFAP), na cidade de Feira de Santana - Bahia. Desde o período da graduação têm intensificado estudos e pesquisas nos seguintes temas: formação de professores; aprendizagem profissional da docência, base de conhecimentos para o ensino e casos de ensino como instrumento de formação e investigação de processos de desenvolvimento profissional docente. Durante o período da graduação, atuou como bolsista de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia entre os anos de 2013-2015, sendo premiado em primeiro lugar, nos anos de 2014 e 2015 na Categoria Ciências Humanas, Letras e Artes como melhor trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no seminário de iniciação científica da UEFS. Possui diversos trabalhos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais da área de Educação e em periódicos. E-mail: moreirajefferson92@yahoo.com.br.

Maria Cecília de Paula Silva, UFBA

Estágio Sênior pós-doutoral bolsista CAPES (proc.99999.06990/2014-02) em sociologia e antropologia, Université de Strasbourg, Strasbourg, França (2015-2016). Pós-Doutora em sociologia/educação bolsista CAPES (proc.0963-11-9), Cooperação Internacional CAPES/COFECUB, Université de Strasbourg (2011-2012). Pesquisadora da Université de Strasbourg (Maison Interuniversitaire des Sciencies de l'homme -MISHA). Professora Associada e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação e graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, dep. III, Salvador, Bahia, Brasil. Editora Associada da Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade/FACED-UFBA. Coordena o grupo de pesquisa HCEL - Historia da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade (CNPq). Membro do grupo CORPS. Participa e, atualmente, coordena o GTT Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)(2017-2019 e 2015-2017). Coordenadora PPGE/UFBA 2017-19 . Atua no ensino, pesquisa e extensão. Doutora (CNPq) e Mestre (CAPES) Universidade Gama Filho/ RJ, L.P. Educação e Cultura. Iniciou os estudos de graduação em História, Comunicação (UFJF-MG) e Educação Física (UFV-MG), lugar em que se especializou. Área de atuação: Multidisciplinar; Ciências Humanas e Sociais aplicadas; ciências da saúde. Em especial: questões sobre corpos e culturas na pesquisa histórica em Educação, Políticas Sociais e Públicas (ambiental, cultural, arte; processo civilizatório da cultura afro-brasileira e indígena, movimentos sociais, educação física, lazer, esporte), questões étnico-raciais.

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Publicado

2019-04-25

Como Citar

Oliveira Miranda, E., Silva Moreira, J. da, & de Paula Silva, M. C. (2019). E-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: implicações na constituição da identidade docente. Momento - Diálogos Em Educação, 28(1), 278–293. https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7842

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