Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar

Autores

  • Michèle Sato Universidade Federal de Mato Grosso
  • Benedito Dielcio Moreira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Thiago Cury Luiz Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6830

Palavras-chave:

Educação Ambiental, narrativa transmídia, educomunicação, fenomenologia

Resumo

O presente texto sumariza um projeto intitulado “Educomunicação, ciência e outros saberes: um estudo do trabalho colaborativo em narrativas transmídias”, coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nos anos de 2015 e 2016, o projeto atuou em nove escolas públicas [piloto] de Mato Grosso – urbanas e rurais –, trabalhando a construção coletiva do conhecimento em três grandes áreas intrinsecamente relacionadas: história, criatividade e Educação Ambiental. Tendo como motor a narrativa transmídia, professoras(es) e estudantes construíram e compartilharam os conhecimentos produzidos, arquitetando comunidades de aprendizagens. As intervenções nas escolas coadunam com os métodos participativos de Paulo Freire, e as interpretações dos resultados caminharam num horizonte fenomenológico de Merleau-Ponty.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michèle Sato, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do Departamento do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e pesquisadora do "Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Artes" da Universidade Federal de Mato Grosso.

Benedito Dielcio Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso e pesquisador do "Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Artes" da Universidade Federal de Mato Grosso.

Thiago Cury Luiz, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso e pesquisador do "Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Artes" da Universidade Federal de Mato Grosso.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução: Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 6.ed. São Paulo: Ática, 1987.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. Tradução: Rosiska Darcy de Oliveira. 16.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 58.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

JABER, Michelle; SATO, Michèle; SILVA, Regina. Mapeamento social participativo: mundos entre a pesquisa educativa e o ativismo ecológico. Disponível em: <http://revistas.udc.es/index.php/RAS/article/view/799>. Acesso em: 05.out.2015.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução: Susana Alexandria. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009, 428p.

MASSAROLO, João Carlos. Storytelling Transmídia: narrativa para multiplataformas. Disponível em: < http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=triade&page=article&op=view&path%5B%5D=1764>. Acesso em: 20.ago.2015.

MASSAROLO, João Carlos; MESQUITA, Dario. Narrativa transmídia e Educação: panorama e perspectivas. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/edicoes/ed09_abril2013/NMES_3.pdf>. Acesso em: 20.ago.2015.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 4.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EdgarMorin.pdf>. Acesso em: 07.out.2015.

PASSOS, Luiz Augusto; SATO, Michèle. Notas desafinadas do poder e do saber: qual a rima necessária à educação ambiental? Disponível em: <http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/700>. Acesso em 06.out.2015.

SATO, Michèle. Debatendo os desafios da educação ambiental. Disponível em: <https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=3BA61680D9F26D4B&resid=3BA61680D9F26D4B%21145&app=WordPdf>. Acesso em: 06.out.2015.

SATO, Michèle. Educação para o Ambiente Amazônico. Disponível em: <https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=17DC7D667214610D&resid=17DC7D667214610D%21341&app=WordPdf>. Acesso em: 04.jul.2016.

SILVA-MANFRINATE; André L.; SATO, Michèle. Entrelaçando educação ambiental e direito em ambiente de áreas úmidas: comunidade Pantaneira de São Pedro de Joselândia. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/remea/article/view/3985/2471>. Acesso em: 05.out.2015.

SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson. Pais, filhos e internet: a pesquisa Tic Kids Online Brasil 2012, na perspectiva da Educomunicação. Disponível em: <http://issuu.com/abpeducom/docs/tic-kids-online-2012_claudemir_isma>. Acesso em: 12.out.2015.

TODOROV, Tzvetan. A vida em Comum: ensaio de Antropologia geral. 1. Ed. São Paulo: Unesp, 2014.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Sato, M., Moreira, B. D., & Cury Luiz, T. (2017). Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar. Momento - Diálogos Em Educação, 26(2), 282–296. https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6830

Edição

Seção

Dossiê temático

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.