ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL

experiências formativas em escola pública municipal da Amazônia bragantina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16235

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino Fundamental – 1ª a 4ª, Escola Pública, Formação docente

Resumo

Este trabalho visa analisar experiências formativas desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental em escola pública municipal da Amazônia bragantina. O percurso teórico-metodológico está baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, estruturado em quatro etapas: orientação de estágio; investigação do contexto escolar; coparticipação em práticas pedagógicas; e regência em sala de aula. Os resultados desvelam: necessidade de melhoria de estrutura física para oferta de educação com qualidade; formação humana e escolar a partir de Temas Geradores de Paulo Freire, com fundamentos na participação da comunidade escolar; relação profícua entre lendas amazônicas e conhecimentos escolares, como os pertencentes aos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Conclui-se que o estágio supervisionado proporcionou experiências formativas significativas por meio da pesquisa, do diálogo e da reflexão, além de experiências basilares para constituição de identidade docente no nível de Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Antonio Matheus do Rosário Corrêa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciado em Pedagogia pela UFPA. Professor Substituto da Faculdade de Educação da UFPA, Campus Bragança. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros (NEAB/UFPA). E-mail: matheuscorrea@ufpa.br.

Larissa Fernanda Alves Conde, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente da Educação Infantil no Centro Educacional Prof.ª Arlinda Neves (CEAN). Auxiliar Administrativa pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) da Prefeitura Municipal de Bragança (PMB). E-mail: larissa.fernanda108@icloud.com.

Maria Gorete Rodrigues Cardoso, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Gestão de Insituições Educacionais pela UFPA. Licenciada em Pedagogia pela UFPA. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFPA, Campus Bragança. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (INCLUDERE). E-mail: goreterc@ufpa.br.

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Publicado

2024-07-18

Como Citar

Corrêa, A. M. do R., Conde, L. F. A., & Cardoso, M. G. R. (2024). ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: experiências formativas em escola pública municipal da Amazônia bragantina. Momento - Diálogos Em Educação, 33(2), 287–314. https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16235

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