O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8309Resumo
Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada com alunas (os) dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia. O objetivo da pesquisa foi o de compreender de que forma essas estudantes percebem a diversidade sexual na escola, as suas interpretações sobre o público LGBT e suas perspectivas para trabalhar com a diversidade sexual. Para a coleta dos dados foram aplicados sessenta e nove questionários, numa metodologia exploratória de abordagem qualitativa. A partir da análise realizada, conclui-se que existe uma confusão na percepção das (os) estudantes de Pedagogia com relação a identidade de gênero e orientação sexual, e, essas identidades ou orientações quando fogem aos padrões instituídos historicamente tendem a ser discriminadas ou não compreendidas.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1998.
CÉSAR, M. R. A. Sexualidade e gênero: ensaios educacionais contemporâneos. In: Sexualidade/ Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Diversidades. Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual. – Curitiba: SEED – Paraná, 2009, p.49-58.
FELIPE, J. Gênero, sexualidade e a produção de pesquisas no campo da educação: possibilidades, limites e a formulação de políticas públicas. Pro-Posições, v. 18, n. 2, p. 77-87, maio/ago. 2007.
FURLANI, J. Mitos e Tabus da sexualidade Humana: subsídios ao trabalho em educação sexual. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
JESUS, J. G. de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. Brasília, 2012.
LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e Educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
___________. Um Corpo Estranho: Ensaios sobre Sexualidade e Teoria Queer. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
__________. Pedagogias da sexualidade. In: ______. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 7-34.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L.G. Metodologia da Pesquisa para o Professor Pesquisador. Rio de Janeiro, 2 ed. Lamparina,2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.