O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual

Auteurs-es

  • Lucia Mara de Lima Padilha Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8309

Résumé

Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada com alunas (os) dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia. O objetivo da pesquisa foi o de compreender de que forma essas estudantes percebem a diversidade sexual na escola, as suas interpretações sobre o público LGBT e suas perspectivas para trabalhar com a diversidade sexual. Para a coleta dos dados foram aplicados sessenta e nove questionários, numa metodologia exploratória de abordagem qualitativa. A partir da análise realizada, conclui-se que existe uma confusão na percepção das (os) estudantes de Pedagogia com relação a identidade de gênero e orientação sexual, e, essas identidades ou orientações quando fogem aos padrões instituídos historicamente tendem a ser discriminadas ou não compreendidas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Lucia Mara de Lima Padilha, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do departamento de Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-doutorando em Educação na aréa de História e Políticas Educacionais.

Références

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1998.

CÉSAR, M. R. A. Sexualidade e gênero: ensaios educacionais contemporâneos. In: Sexualidade/ Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Diversidades. Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual. – Curitiba: SEED – Paraná, 2009, p.49-58.

FELIPE, J. Gênero, sexualidade e a produção de pesquisas no campo da educação: possibilidades, limites e a formulação de políticas públicas. Pro-Posições, v. 18, n. 2, p. 77-87, maio/ago. 2007.

FURLANI, J. Mitos e Tabus da sexualidade Humana: subsídios ao trabalho em educação sexual. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

JESUS, J. G. de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. Brasília, 2012.

LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e Educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

___________. Um Corpo Estranho: Ensaios sobre Sexualidade e Teoria Queer. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

__________. Pedagogias da sexualidade. In: ______. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 7-34.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L.G. Metodologia da Pesquisa para o Professor Pesquisador. Rio de Janeiro, 2 ed. Lamparina,2008.

Téléchargements

Publié-e

2019-02-07

Comment citer

Padilha, L. M. de L. (2019). O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual. Diversidade E Educação, 6(2), 43–52. https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8309

Numéro

Rubrique

Diversidade em Debate