FEMINILIDADES E MASCULINIDADES EM CANAIS DO YOUTUBE PROTAGONIZADO POR MENINAS
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12658Résumé
A pesquisa teve como objetivo geral discutir/problematizar as feminilidades/masculinidades produzidas nos vídeos do YouTube, protagonizados por meninas de até 12 anos, no ano de 2018 e como objetivos específicos: identificar feminilidades/masculinidades produzidas nos vídeos; discutir/problematizar os seus principais aspectos. As perguntas que nortearam o estudo foram: quais feminilidades/masculinidades são produzidas nos vídeos dos canais do YouTube? Quais aspectos das feminilidades/masculinidades são priorizados e/ou silenciados nos vídeos? Baseamos teoricamente nos referenciais teóricos dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, numa perspectiva pós-crítica no campo educacional. O referencial metodológico respaldou-se na metodologia da pesquisa pós-crítica e da abordagem da netnografia. Após a coleta das informações e respectivas discussões, observou-se que os vídeos do YouTube, enquanto artefato cultural, exercem uma pedagogia ao expressar ensinamentos para as crianças sobre formas hegemônicas de masculinidade/feminilidade e que essas educações realizadas atendem a uma normatividade e padrões social e culturalmente idealizados para as condutas de meninas/os.
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