SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA VASECTOMIA NUMA PERSPECTIVA ANTIMACHISTA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18156

Resumen

Perante a onda de conservadorismo que atravessa país, o ensino de Biologia tende a se tornar técnico e pouco voltado às dimensões de gênero e sexualidade. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre vasectomia em uma perspectiva antimachista, voltada para cursos de formação de professores/as, para o ensino de métodos contraceptivos, de forma que não atrele unicamente às mulheres a responsabilidade de prevenção de gravidez. A elaboração da SEI, que foi validada entre estudantes do último período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, é assentada na ideia de que a compreensão das dimensões de gênero e sexualidade no referido curso promove o ensino de forma respeitosa, comprometendo-se com um ensino de Biologia que promova a educação para a sexualidade, permitindo discussões sobre o enfrentamento ao sexismo, considerando-se as diversas formas de se produzir corpos de se vivenciar o prazer.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Pedro Martins Sousa, Instituto

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, onde realizou atividades de estágio nos Laboratórios de Fitopatologia e de Botânica. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBITI) e residente no Programa Residência Pedagógica, subrpojeto Biologia. Atualmente é professor de Educação Básica no Colégio Montessori em Cristalina-GO.

LUCIANA APARECIDA SIQUEIRA SILVA, Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Doutoranda em Educação (Educação em Ciências e Matemática), pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo, Sexualidade e Educação (GPECS). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/2001), especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG/2011) e mestra em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG/2003). Atualmente sou docente do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí. Fui coordenadora de área do subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/Capes) e membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IF Goiano. Participei do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência/Capes) do IF Goiano, no período de 2014-2016. Tenho experiência na área de Educação com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências/biologia e biologia geral.

Publicado

2025-01-20

Cómo citar

Martins Sousa, J. P., & SIQUEIRA SILVA, L. A. (2025). SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA VASECTOMIA NUMA PERSPECTIVA ANTIMACHISTA. Diversidade E Educação, 12(2), 627–644. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18156