Efetividade do ensino de primeiros socorros em escolas: uma revisão integrativa

Autores

  • Julia Roberta Degrande Machado Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-7679-7381
  • Maria Eduarda Lima Alves Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Stefany Neves Porto Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Mateus Goulart Alves Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v36i2.15028

Palavras-chave:

criança, ensino, primeiros socorros

Resumo

Os primeiros socorros (PS), quando bem realizados, são fundamentais para a preservação da vida do paciente. Levando em consideração que essas ações podem ser realizadas por indivíduos que não são profissionais de saúde, é fundamental que a maior quantidade de pessoas conheça as técnicas para o atendimento inicial. Dessa maneira, avaliamos, nesta revisão da literatura, se existem evidências de que ensinar primeiros socorros para crianças em idade escolar é efetivo. Para isso, foram realizadas pesquisas nas plataformas PubMed, LILACS e REDIB utilizando-se da seguinte pergunta formulada pela estratégia PICO: “O ensino de primeiros socorros para crianças nas escolas é efetivo para ação em situações emergenciais?”. Foram encontradas 188 publicações, das quais 7 compuseram este estudo. Foi observado que ensinar escolares sobre PS é efetivo, porém é importante estar atento para a capacidade de cada faixa etária, não sendo possível, portanto, avançar no aprendizado para além das capacidades físicas e mentais da idade. Com isso, inferimos que a introdução dessa prática no currículo escolar auxilia na construção do conhecimento efetivo em crianças.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Machado, J. R. D., Alves, M. E. L., Porto, S. N., & Alves, M. G. (2024). Efetividade do ensino de primeiros socorros em escolas: uma revisão integrativa. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 36(2), 134–140. https://doi.org/10.14295/vittalle.v36i2.15028

Edição

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