Efeitos da prematuridade sobre a aprendizagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v32i2.9439

Palabras clave:

Prematuridade, dificuldades de aprendizagem, cognição

Resumen

Considerando as relações encontradas na literatura sobre dificuldades de aprendizagem e nascimento prematuro, este estudo teve como objetivo avaliar as correlações entre indivíduos que nasceram muito prematuros e prematuros moderados/tardios com dificuldades de aprendizagem. Foi considerado o desempenho na realização de provas nas áreas de linguagem, aritmética, construção visuoespacial e leitura, além de variáveis como o peso, Apgar e tempo de internação em UTI Neonatal. Foram constituídos dois grupos de crianças entre 6 anos e 10 anos e 11 meses. Um grupo tinha histórico de nascimento entre 28 e 36 semanas de idade gestacional, e o outro de nascimento a termo (a partir de 37 semanas). Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos em relação ao desempenho nas tarefas. As correlações apontaram que o baixo peso ao nascer e o tempo de internação em centro de terapia intensiva não aparentam ser fator de risco para dificuldades de aprendizagem em crianças muito prematuras a prematuras moderadas/tardias. Estes resultados são vistos de forma positiva, pois permitem confiança nas habilidades das destas crianças e podem ajudar a reduzir o estigma da prematuridade.

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Biografía del autor/a

Mariana Gauterio Tavares, Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.

Psicóloga Hospitalar no HU/FURG/Ebserh Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

Publicado

2020-11-09 — Actualizado el 2020-12-21

Versiones

Cómo citar

Tavares, M. G., Pozzada, J. P., Faria, A. D., & Alves, R. A. (2020). Efeitos da prematuridade sobre a aprendizagem. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 32(2), 8–16. https://doi.org/10.14295/vittalle.v32i2.9439 (Original work published 9 de noviembre de 2020)