O INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO COMO MOMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DA ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.14295/vittalle.v16i1.7596Keywords:
enfermagem escolar, saúde escolar, promoção de saúde, School nursing, school health, health promotionAbstract
O presente estudo consiste em uma pesquisa convergente-assistencial que tem como objetivo incitar nas crianças da 1ª série do Ensino Fundamental o prazer pela promoção de saúde, por meio da formação de hábitos saudáveis de vida. Percebendo-se a enfermeira como integrante da comunidade escolar, procurou-se diagnosticar situações que dificultam a promoção de saúde na escola. Para tanto, realizou-se entrevistas com a diretora, professora, pais e mães das crianças. Problemas referentes à agressividade, falta de higiene, de cuidado com o material escolar, de atenção, de interesse pelas atividades propostas pela professora, de envolvimento dos pais e mães, e de motivação por parte da professora, emergiram dos dados coletados. Selecionaram-se, com a comunidade escolar, estratégias que pudessem despertar nas crianças o gosto pelo autocuidado, o interesse pela promoção pessoal, incluindo a saúde e educação, e pela participação nas atividades de aula e da escola. Percebeu-se que, embora tivesse concordado com a proposta, a professora não se envolveu no processo. Mesmo assim, as crianças se entusiasmaram, demonstrando que o início da escolarização constitui em momento propício à promoção de saúde e qualidade de vida.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2017-12-11
How to Cite
GARCIA, H. A., GOMES, V. L. D. O., & CABREIRA, G. O. (2017). O INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO COMO MOMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DA ENFERMAGEM. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 16(1), 35–44. https://doi.org/10.14295/vittalle.v16i1.7596
Issue
Section
Artigos