Efetividade do ensino de primeiros socorros em escolas: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.14295/vittalle.v36i2.15028Palavras-chave:
criança, ensino, primeiros socorrosResumo
Os primeiros socorros (PS), quando bem realizados, são fundamentais para a preservação da vida do paciente. Levando em consideração que essas ações podem ser realizadas por indivíduos que não são profissionais de saúde, é fundamental que a maior quantidade de pessoas conheça as técnicas para o atendimento inicial. Dessa maneira, avaliamos, nesta revisão da literatura, se existem evidências de que ensinar primeiros socorros para crianças em idade escolar é efetivo. Para isso, foram realizadas pesquisas nas plataformas PubMed, LILACS e REDIB utilizando-se da seguinte pergunta formulada pela estratégia PICO: “O ensino de primeiros socorros para crianças nas escolas é efetivo para ação em situações emergenciais?”. Foram encontradas 188 publicações, das quais 7 compuseram este estudo. Foi observado que ensinar escolares sobre PS é efetivo, porém é importante estar atento para a capacidade de cada faixa etária, não sendo possível, portanto, avançar no aprendizado para além das capacidades físicas e mentais da idade. Com isso, inferimos que a introdução dessa prática no currículo escolar auxilia na construção do conhecimento efetivo em crianças.