Cinética da secagem de cebola na condição estática

Authors

  • Fátima Direme Gomes
  • Luiz Antonio Almeida Pinto

Abstract

É apresentado um estudo experimental da secagem de cebola (ALLIUM cepa L.) em camada fina. AS corridas de secagem foram realizadas em três temperaturas do ar (40, 50 e 60 °C) e três espessuras de amostra (3, 6 e 9mm). A velocidade do ar foi de 1,0m/s, a fim de se desconsiderar o efeito da resistência externa à umidade. Todas AS curvas de secagem apresentam um período de taxa constante. Os dados experimentais do período de taxa decrescente foram tratados usando-se uma equação empírica da cinética de secagem, onde a constante de secagem K foi função da temperatura do ar e da espessura das amostras, e a energia de ativação para cebola foi calculada assumindo-se uma correlação do tipo Arrhenius. Palavras-Chave: secagem de cebola, constante de secagem, energia de ativação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fátima Direme Gomes

Bolsista de Iniciação Científica CNPq, Departamento de Química - FURG

Luiz Antonio Almeida Pinto

Atualmente é Professor Associado da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, doutorado em Engenharia Química. Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, SP/BRASIL.

Mais informações: Currículo Lattes

Published

2007-11-10

How to Cite

Gomes, F. D., & Pinto, L. A. A. (2007). Cinética da secagem de cebola na condição estática. VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering, 7, 57–69. Retrieved from https://furg.emnuvens.com.br/vetor/article/view/279

Issue

Section

Articles