Proposição de hubs no Nordeste para importação de equipamentos de alta performance da Europa e Sudeste Asiático: Um modelo computacional integrado de Lógica Fuzzy, OWA e Otimização
DOI:
https://doi.org/10.14295/vetor.v35i1.18564Palavras-chave:
otimização, grafos fuzzy, emissão de CO2Resumo
No contexto da logística internacional, a eficiência e a sustentabilidade são cruciais. Este estudo propõe a reconfiguração da malha aérea no Brasil, utilizando aeroportos do Nordeste como hubs para importações da Europa e Ásia. A metodologia emprega grafos fuzzy e o operador OWA para modelar e otimizar rotas, considerando múltiplos critérios como distância, tempo de voo, emissão de CO2 e custo de frete. A análise inicial demonstra a viabilidade do modelo, oferecendo uma base sólida para futuras pesquisas que irão expandir o escopo para 67 aeroportos internacionais e refinar a definição dos pesos dos critérios. O estudo visa melhorar a eficiência logística, reduzir custos e emissões de carbono, e promover o desenvolvimento regional sustentável.
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