Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 10-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares às Cegas.

Diretrizes para Autores

Os artigos em português devem ser originais, não devendo estar em processo de apreciação em outro meio, e devem ser apresentados conforme as seguintes características: a) título e subtítulo do artigo: o título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo em letras maiúsculas e negrito, na língua do texto; b) autor(es): o nome do(s) autor(es) e um breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo e os endereços postal e eletrônico deverão ser apresentados em um arquivo separado; c) resumo e abstract: deve ressaltar, de forma clara e sintética, a natureza do trabalho, o objetivo, a metodologia, os resultados e conclusões, em no máximo 200 palavras, na língua do texto e em inglês. Deve ser redigido em frases concisas, sem abertura de parágrafos, e entrelinhamento simples (1,0); d) palavras-chave: de três a cinco palavras-chave, em ambas as línguas, devem aparecer logo abaixo do resumo e abstract; e) introdução: parte inicial do artigo deve constar o assunto/tema a ser tratado, os objetivos do artigo, outros elementos necessários para situar o tema e o problema de pesquisa; f) corpo do artigo: apresenta a exposição do assunto; é a parte do trabalho em que é apresentado o referencial teórico que embasa a pesquisa, permitindo salientar a contribuição desta, demonstrar contradições e confirmar comportamentos e atitudes. Deve-se relacionar a metodologia de pesquisa, definindo a população do estudo, o tipo de amostragem utilizada e a forma em que os dados foram coletados. g) resultados e conclusão: parte final, apresenta as conclusões correspondentes aos objetivos propostos, devendo apresentar a análise e interpretação dos dados da pesquisa, frente ao referencial teórico. h) notas explicativas: única e consecutiva para cada artigo, deve ser apresentada em algarismos arábicos, após a conclusão; i) referências: apenas aquelas citadas no trabalho, deverão ser apresentadas no final do texto, em ordem alfabética, em conformidade com a NBR 6023 da ABNT, digitadas em espaço simples e separadas entre si por espaço simples; j) formatação: papel A-4 (210 X 297mm); margens: superior = 2,3 cm, inferior = 2,4 cm, esquerda = 1,2 cm, direita = 1,2 cm; cabeçalho = 1,3 cm e rodapé = 1,4 cm; editor de texto: Word for Windows 6,0 ou posterior; fonte: Arial, tamanho 10; entre linhas: simples; número mínimo de 08 e máximo de 15 páginas incluindo texto, ilustrações e referências. k) títulos das seções: numerados a partir da introdução, em algarismos arábicos, alinhados à esquerda; l) ilustrações e tabelas: devem ser apresentados com títulos, legendas e fontes completas; m) fórmulas: deverão vir acompanhadas de demonstração para facilitar a análise dos avaliadores; n) citações: devem seguir o sistema autor/data. No caso de citação direta, incluir obrigatoriamente a página. Citações com mais de três linhas devem ser destacadas a 4cm da margem esquerda, usando espaço simples e fonte 9; o) formas de envio: portal http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/sinergia

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.