<b>Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e seus patrocinadores</b>
Palavras-chave:
Marketing de esportivo. Relacionamento. Clubes de futebol. Patrocinadores.Resumo
Neste trabalho trato de apresentar análises sobre elementos que reforçam a manutenção dos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e empresas patrocinadoras, procurando caracterizar aspectos vinculados à manutenção ou aumento da confiança e do comprometimento. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 07 dirigentes de clubes e 03 administradores de empresas patrocinadoras. As informações derivadas dessas entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, resultando na formulação de 03 categorias: comprometimento instrumental simétrico; confiança na reputação e nos valores; e confiança no profissionalismo. Concluiu-se que, nos relacionamentos estudados, estavam “em jogo” aspectos do comprometimento e da confiança. No caso do comprometimento, os determinantes parecem ser exclusivamente de ordem instrumental e, no que se refere à confiança os determinantes mais enfáticos tratam da dimensão simbólica, mas também agregam elementos instrumentais.Downloads
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Publicado
04-02-2013
Como Citar
Myskiw, M. (2013). <b>Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e seus patrocinadores</b>. Revista Didática Sistêmica, 14(2), 125–140. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/redsis/article/view/3258
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo