<b>STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz</b>
Palavras-chave:
Atrator. Lorenz. Turbulência. Caos. Simulador. STELLA.Resumo
Este artigo tem como objetivo mostrar que podemos construir um modelo para as equações de Lorenz utilizando STELLA (acrônimo para “Structural Thinking Learning Laboratory with Animation”), sendo possível levar a discussão desta dinâmica complexa, que gera regiões de turbulência ou caos determinístico, aos alunos de nível universitário básico. O artigo mostra a possibilidade da construção de simuladores no STELLA para o trabalho no modo exploratório com os alunos. São exploradas as condições para se obter o comportamento dinâmico conhecido como Atrator de Lorenz.Downloads
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Publicado
27-03-2010
Como Citar
dos Santos, A. de C. K. (2010). <b>STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz</b>. Revista Didática Sistêmica, 3, 57–70. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/redsis/article/view/1215
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo